← Voltar

Juiz lança ensaio histórico sobre a cidade de Anápolis


Facebook Twitter Imprimir

Compartilhar no Telegram

O juiz Abílio Wolney Aires Neto, da comarca de Anápolis, lançou, no dia 29 de maio, o livro A cidade de Ana, um ensaio histórico apoiado pelo projeto Anápolis em Letras, Fatos e Imagens (ALFI), da Prefeitura de Anápolis. O livro é gratuito. O associado que desejar lê-lo pode procurar o autor e solicitar um exemplar. O projeto reúne livros de diferentes categorias, e disponibilizou 20% das cópias das obras para a rede municipal de ensino.

“No livro, conto a história da fundação de Anápolis até os dias atuais e destaco que foi o deputado Abílio Wolney, meu avô, quem sugeriu o nome Cidade de Ana, conforme o Jornal Lavoura e Comércio, edição de 1904. A Cidade antes se chamava Santana das Antas, mas no primeiro mandato parlamentar de Abílio Wolney (1894/1900) ele sugeriu a mudança do nome na tribuna do antigo Congresso Estadual na Cidade de Goiás”, afirma.

O magistrado também destaca as grandes obras que Anápolis recebeu nos últimos anos; acontecimentos históricos, como o Centenário da Cidade, e a biografia de importantes nomes da cidade.

O servidor do Juizado da Infância e Juventude de Anápolis, Zilmar Wolney Aires Filho, irmão do juiz Abílio, também lançou um livro no mesmo evento. A obra é um artigo acadêmico intitulado “Breve passeio nas escolas jurídicas de Goiás: numa síntese de artigos acadêmicos”.