Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

4º Juizado Especial Cível de Goiânia prevê 200 audiências em mutirão nesta semana

Nancy Andrighi Há previsão de participação no evento da ministra Nancy Andrighi

Ação será realizada de hoje até quarta-feira

Em comemoração aos 20 anos da edição da Lei 9.099/95, que criou os Juizados Especiais nos âmbitos federal e estadual, a Corregedoria Nacional de Justiça irá realizar, em parceria com os Tribunais de Justiça e os Tribunais Regionais Federais, uma série de mutirões de instrução e julgamento até o fim do mês de setembro. Trata-se do programa Redescobrindo os Juizados Especiais. O 4º Juizado Especial Cível de Goiânia irá realizar 200 audiências de conciliação, instrução e julgamento, nos dias 21, 22 e 23 de setembro, das 8 às 18 horas. Na ocasião, a corregedora nacional de Justica, ministra Nancy Andrighi, que lidera a iniciativa no País, estará em Goiânia.

Também estarão presentes no mutirão o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves; o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho; o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias; dentre outras autoridades do Judiciário.

O mutirão tem o objetivo de atender as demandas que são abrangidas pela Lei 9.099 e promover não apenas as audiências, mas 200 sentenças nesses três dias, numa grande força-tarefa comandada pelo juiz titular do Juizado e diretor de Segurança da ASMEGO,  Murilo Vieira Faria, com o apoio de uma grande equipe e um grupo de voluntários. Vale ressaltar que nos Juizados Especiais Cíveis as pessoas que não tem condições de contratar advogados podem entrar com a ação sem o patrocínio dos mesmos nas causas de até 20 salários mínimos. Essa medida visa ampliar o acesso à Justiça.

A maioria das causas que serão atendidas neste mutirão é decorrente de relação de consumo, demandas diretamente relacionadas com necessidades fundamentais do cidadão. São esperadas cerca de 400 pessoas. Além das audiências, as pessoas também terão acesso a outros atendimentos que serão oferecidos naquela unidade judicial.

O prédio do 4º Juizado Especial Cível de Goiânia está instalado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, localizada na Praça Universitária, no Setor Universitário, em Goiânia.

Mais informações: 62-3501-9100

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO (com informações do 4º Juizado Especial Cível de Goiânia)