16 | Junho | 2026 - Notícias
“Deixo uma mensagem de otimismo para as magistradas e os magistrados em exercício e àqueles que almejam ingressar na carreira. Reconheço que o Judiciário brasileiro atravessa um momento desafiador. Contudo, é preciso compreender que a magistratura sempre foi, e continuará sendo, uma trajetória de luta constante, em que avanços e retrocessos fazem parte da dinâmica da profissão. Reitero, portanto, meu sentimento de esperança e estímulo a todos que permanecem na função ou que pretendem integrar esta nobre carreira.” Ao se aposentar com uma trajetória exemplar, o desembargador Amaral Wilson de Oliveira nos deixa essas palavras de estímulo e sabedoria. A Asmego o felicita pela história honrosa e ressalta que seu legado inspira e continuará inspirando gerações. O magistrado foi aposentado voluntariamente por decreto assinado nesta terça-feira (16) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim.
10 | Junho | 2026 - Notícias
Presidente da Asmego, a juíza Nathália Arantes participou da solenidade de posse da juíza Vanessa Nogueira Antunes Ferreira e do juiz Marcos Rogério Alves Ribeiro, que passam a integrar a magistratura goiana por meio de permuta com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS). A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, no Salão Nobre da Presidência. A juíza Vanessa Nogueira Antunes Ferreira foi designada para a comarca de Nerópolis, enquanto o juiz Marcos Rogério Alves Ribeiro passa a atuar na comarca de Quirinópolis.A Asmego deseja boas-vindas aos novos magistrados e reafirma seu compromisso de atuar em defesa da magistratura, fortalecendo a integração e o acolhimento daqueles que passam a compor os quadros do Poder Judiciário goiano.
09 | Junho | 2026 - Notícias
Representando a Asmego, a presidente Nathália Arantes participou do 1º Encontro do Comitê de Equidade e Diversidade de Gênero do TJGO, em Goiânia.Com o tema “Gênero, Diversidade e Justiça: Caminhos para a Equidade no Judiciário Goiano” , o evento promoveu reflexões sobre equidade, inclusão, diversidade e acesso à Justiça, reunindo integrantes do sistema de Justiça e especialistas para o compartilhamento de experiências e boas práticas institucionais.“A Asmego prestigia e apoia iniciativas que contribuam para o fortalecimento de uma cultura de respeito, valorização das diferenças e promoção de ambientes cada vez mais inclusivos no Poder Judiciário”, afirma a presidente Nathália Arantes.
09 | Junho | 2026 - Notícias
“A verdade é incontestável. A malícia pode atacá-la, a ignorância pode zombar dela, mas no final ela permanece.”— Winston Churchill
Temos que ter no pensamento que a verdade sempre será a verdade. Interpretações da verdade, meias verdades, nada mais são do que uma narrativa — uma tentativa de defender pontos de vista à custa de um bem sagrado, que é a verdade.
Hoje, no nosso país, temos notado uma crescente de situações em que a verdade não prevalece, mas sim brigas ou defesas de situações baseadas em uma guerra, numa ideologia, numa convicção pessoal íntima. Não se constrói uma grande nação, um grande povo, sem o respeito à verdade.
Narrativas e construções são, sim, eficientes para dizimar pensamentos, para o controle de massas e também para a conquista do poder. É lamentável que assim seja.
Por isso, precisamos lançar luz sobre essa realidade, para que as pessoas entendam que, mais importante do que qualquer ideologia ou qualquer discurso enfático, é a verdade. Somente a verdade pode trazer a cura de um país, pode levá-lo a ser uma nação com real preocupação civilizatória, com compromisso humanístico e com a dignidade e a honra do seu povo.
Assim, para a formação do espírito de uma nação de grandeza, precisamos, mais do que tudo, mudar o pensamento. Precisamos, acima de tudo, que todos cultivem um espírito crítico — sim — mas um espírito crítico centrado na verdade. A crítica disfarçada de acusação, disfarçada de meia-verdade, não trará paz nem pacificação ao país, não trará crescimento civilizatório.
Não tenho todas as verdades, mas tenho no fundo da alma uma certeza: os juízes Brasileiros não são o problema dessa nação.
Em sua arrasadora maioria, são comprometidos com a grande responsabilidade de julgar, aprovados em concursos rigorosos, submetidos a controles extremos e com várias restrições de direitos, que não são comuns a outras carreiras.
Portanto, defendo aqui que, acima de tudo, o espírito do povo seja sempre nutrido disso: da mais pura verdade — que trará a justiça, a paz e a honra ao seu povo.
“Três coisas não podem permanecer ocultas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade.”
Murilo Vieira de Faria, desembargador
— Buda
03 | Junho | 2026 - Notícias
Presidente da Asmego, a juíza Nathália Arantes participou do I Seminário do Fórum Fundiário Nacional, realizado em Goiânia, que reuniu magistrados, gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os desafios da regularização fundiária no Brasil.O seminário colocou em discussão temas como governança fundiária, integração com políticas públicas de urbanização, sustentabilidade territorial, a desburocratização de procedimentos e a resolução consensual de conflitos. Nathália Arantes foi uma das debatedoras do painel sobre o papel transformador do Poder Judiciário na concretização dos direitos humanos fundamentais por meio da regularização fundiária.“Mais do que reconhecer a propriedade, a regularização fundiária promove cidadania, segurança jurídica e dignidade. O Poder Judiciário tem papel fundamental na construção de soluções que garantam direitos, previnam conflitos e contribuam para uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou a presidente da Asmego.Corregedor do Foro Extrajudicial do TJGO, o desembargador Anderson Máximo de Holanda também participou do evento.
ATO N° 005 / 2026
A PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DO ESTADO DE GOIÁS, no uso de suas atribuições estatutárias,
RESOLVE:
Art. 1º Designar Mônice De Souza De Balian Zaccariotti para exercer a função de Adjunta da Diretora Social e Lazer.
Art. 2º Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.
Dê-se ciência.
Nathália Arantes Bueno da Costa
Goiânia, 11 de maio de 2026.
A chefe da Divisão de Inteligência Institucional do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), delegada Sabrina Leles, fez visita à ASMEGO nesta quarta-feira (22/4), onde foi recebida pela presidente Nathália Arantes.Em reunião, Nathália e Sabrina trataram de ações voltadas à proteção institucional de juízes e desembargadores, além de abordarem prevenção de riscos e tratamento de dados que podem auxiliar magistrados na tomada de decisões.A presidente da ASMEGO ainda afirmou, ao final, que o encontro serviu para fortalecer canais de comunicação entre a associação e ao setor da Polícia Civil que trabalha pela segurança de integrantes do Poder Judiciário. E que em breve deverão ser realizados eventos organizados pela ASMEGO em parceria com a Divisão de Inteligência do TJGO.
Recentemente, os Estados Unidos mobilizaram mais de 150 aeronaves e centenas de militares para resgatar um único piloto que havia sido deixado para trás em uma operação de guerra.Questionado se valia a pena tanto esforço por apenas uma vida, o general respondeu com sabedoria: “Um avião se constrói em quatro meses. Uma história de honra leva duzentos anos. Por isso, nenhum homem será deixado para trás.”Esse é exatamente o espírito que queremos trazer para o nosso Brasil.Não estamos em guerra com tanques ou aviões no campo de batalha, mas vivemos uma guerra ideológica intensa. Nessa guerra silenciosa, alguns brasileiros estão sendo abandonados pelo próprio Estado — através da insegurança jurídica, do desrespeito à coisa julgada e ao devido processo legal.Isso precisa acabar de uma vez por todas.Chegou a hora de adotarmos o mesmo lema com firmeza: Nenhum homem será deixado para trás.Todo cidadão, sem exceção, terá seus direitos constitucionais plenamente respeitados. Seja qual for sua opinião, sua origem ou sua posição social, a lei deve valer igualmente para todos.Só assim o Brasil voltará a crescer com confiança, prosperidade e justiça verdadeira.Quando o Estado garante segurança jurídica e respeito às regras do jogo, as pessoas voltam a investir, a planejar o futuro e a acreditar no país.A honra de uma nação não se mede por máquinas ou por poder momentâneo. Ela se constrói ao longo de gerações, protegendo cada um de seus filhos com o mesmo compromisso.Nenhum brasileiro pode se sentir abandonado pelo sistema que deveria defendê-lo. Essa mudança de mentalidade é essencial para reconstruirmos a confiança que o país tanto precisa.Vamos levar esse princípio adiante: na política, na Justiça, na economia e no dia a dia.Nenhum homem será deixado para trás.Murilo Vieira de Faria é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
A presidente da ASMEGO, Nathália Arantes, cumpriu uma série de agendas em Brasília (DF) nos últimos dias 7 e 8 de abril. Em comum entre elas, a defesa de garantias constitucionais da magistratura e a discussão de estratégias para valorização da carreira.VEJA GALERIA DE FOTOS CLICANDO AQUIJunto à Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros e aos demais presidentes de entidades filiadas à AMB, Nathália participou de reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Edson Fachin, na sede do CNJ.Estiveram em pauta os desdobramentos do julgamento que foi realizado no STF no dia 25 de março, quando os ministros daquela corte deliberaram sobre temas que impactaram diretamente a magistratura de todo país. O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, e o presidente do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), Heráclito Vieira de Sousa Neto, também estiveram neste encontro com Fachin.No Senado da República, a presidente da ASMEGO compareceu à uma audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) daquela Casa que tratou, entre vários pontos, da vitaliciedade, instrumento imprescindível para assegurar a independência dos juízes no exercício da função.O saldo do compromisso no Congresso Nacional foi extremamente positivo. Os parlamentares, também em votação na CCJ, compreenderam a relevância do tema que estava em debate e respaldaram o argumento de que a vitaliciedade afasta dos magistrados pressões durante a execução de suas atividades.As atividades da presidente da ASMEGO na Capital Federal encerram-se na sede da AMB, em reuniões deliberativas com o Conselho de Representantes daquela entidade.
A presidente da ASMEGO, Nathália Arantes, e o diretor Carlos Elias da Silva reuniram, nesta quarta-feira (8/4), dezenas de magistradas e magistrados aposentados na sede social para reafirmar o compromisso da associação em escutá-los e solucionar suas demandas, orientá-los sobre benefícios previdenciários e outros direitos e encaminhar questões administrativas com celeridade e sensibilidade, além de priorizá-los em projetos relacionados à saúde e qualidade de vida.CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DA REUNIÃOComo havia acabado de chegar de Brasília (DF), onde participou de sucessivas audiências e reuniões que trataram de prerrogativas da magistratura, Nathália Arantes ainda repassou às aposentadas e aposentados, em primeira mão, as deliberações mais recentes junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).Apesar dos temas factuais tratados na tarde desta quarta-feira, a reunião teve clima de confraternização, com juízes e desembargadores aproveitando o reencontro com colegas para “colocar a conversa em dia”. Também foi servido um lanche especial aos convidados.Este foi o primeiro encontro da presidente Nathália Arantes, após a sua posse, em 6 de março, com este grupo de magistrados que dedicou grande parte de suas vidas ao Poder Judiciário. “É um prazer tê-los aqui na ASMEGO. Os senhores e as senhoras são referência para a magistratura”, disse ela. “Me coloco à disposição para fazer o que for preciso para que estejam sempre aqui conosco. Queremos integrar todos os associados”.O 2º vice-presidente da associação, o juiz aposentado Márcio Molinari, também marcou presença. “Temos sempre que reconhecer a importância dessa ‘turma mais experiente’. Saibam que é o nosso equilíbrio, bom senso e sabedoria que fazem a diferença nos momentos em que a categoria tem que tomar grandes decisões”, afirmou.“Estejam certos de que vamos sempre promover encontros como este. Seja para conversarmos e rever os amigos, seja para usarmos este espaço para discutir assuntos que nos dizem respeito”, concluiu o diretor Carlos Elias.
Rua 72, 234, Esquina COM BR-153, Jardim Goiás-GO | CEP: 74805-480
62 3238-8907
62 99980-2176