Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

80 conciliadores trabalham hoje e amanhã no Movimento pela Conciliação na Asmego


O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promove hoje e amanhã, na Asmego, o mutirão de conciliação de ações relativas ao Banco HSBC (foto). Estão previstas a realização de 640 audiências revisionais, sendo a maioria, de financiamentos de carros. A ação contará com 40 conciliadores e 40 co-conciliadores por dia, divididos em 20 bancas.


 O Movimento pela Conciliação em Goiás, é presidido pela juíza Doraci Lamar Rosa Andrade. A magistrada destaca que o objetivo da conciliação é provocar uma nova mentalidade, voltada para a pacificação social. Ela aponta que a ação não visa apontar culpados, mas encerrar ações cujas custas, muitas vezes, se tornam mais onerosas do que o próprio montante em questão.


Na semana passada, do dia 14 ao dia 18, foi realizada a Semana Nacional da Conciliação, em Goiás, sob recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ação mobilizou 18 Varas na capital e mais 39 comarcas no interior do Estado. A previsão era de que fossem realizadas cerca de 5.000 audiências. Somente na quinta-feira (17), pela manhã, foram realizados 113 acordos.