Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

85% de acordos foram firmados na 9º Semana Nacional da Conciliação em Goiás

24conciliao3A 9ª Semana Nacional da Conciliação em Goiás alcançou, aproximadamente, R$ 90 milhões em acordos no período de 24 a 28 de novembro. Foram realizadas mais de 35 mil acordos, o que equivale a 85% de sucesso. Os dados ainda são parciais e foram divulgados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).


De acordo com o juiz coordenador do evento, Paulo César Alves das Neves, Goiás tem se destacado a cada edição da Semana, principalmente em número de audiências e acordos realizados. Para ele, os resultados alcançados se devem ao interesse das partes em buscar uma solução amigável e pacífica e pelo engajamento de servidores, voluntários, magistrados e parceiros nos atendimentos, apoio e conciliações. Além disso, acrescenta o juiz, o TJGO tem investido em estrutura para oferecer, a cada edição, mais agilidade e conforto à população que participa da Semana. “A nossa proposta tem sido reduzir a morosidade, o acúmulo de serviços e fortalecer o Poder Judiciário junto à sociedade”, enfatizou.


Durante cinco dias, o público que visitou os pontos de atendimento puderam resolver pendências e conciliar em áreas como execução fiscal, ações revisionais, indenizatórias, consignatórias, cobranças ordinárias, possessórias, seguros privados DPVAT, divórcio, separação, guarda de menor, alimentos, reconhecimento de paternidade, Juizados Especiais Cíveis, entre outros.


Resultados
Além das estruturas montadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas e Rio Verde, comarcas em vários municípios goianos também realizaram conciliações durante a Semana. É o caso de São Miguel do Araguaia, única comarca no Norte do Estado a participar da Semana. De 24 a 28 de novembro, foram 647 audiências realizadas no fórum, juizados e centros judiciários, em ações de execução fiscal, criminal, cível, família e fazenda.


Do total de 6 mil processos da comarca, mais de 10% foram levados para a Semana, com o intuito de solucionar, de forma amigável, os casos. Para isso, sete bancas foram estruturas e 20 pessoas estiveram envolvidas, como magistrados e servidores.


Fonte: TJGO