Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

A magistratura precisa se dedicar à efetivação da democracia, diz ministro Ricardo Lewandowski

Ricardo Lewandowski XXII CBM

Presidente do STF e CNJ abriu, em Caldas Novas, a programação oficial do XXII Congresso Brasileiro de Magistrados

"O Poder Judiciário precisa ter um projeto. Qual vai ser a nossa imagem no século XXI? Nós, magistrados, devemos ter uma visão mais ampla sobre as questões que envolvem a efetivação da democracia e a positivação dos direitos constitucionais." Foi o que alertou o presidente do STF e CNJ, ministro Ricardo Lewandowski, na conferência magna do XXII Congresso Brasileiro de Magistrados.

Falando a uma plateia de 1,7 mil congressistas, o jurista chamou atenção para o que considera como crise atual na democracia representativa. Lewandowski criticou o número de partidos políticos existentes hoje no Brasil, de cerca de 30 siglas, em virtude da ausência de correntes ideológicas claras e efetivas.

"Não é mais possível pensar na igualdade como isonomia meramente formal. É preciso garantir a todos os cidadãos o mesmo ponto de partida", comentou o ministro, para o qual é insuficiente identificar a democracia como forma de governo, se não for concretizado, de fato, o que preceitua a Constituição Federal para os cidadãos, na forma de garantias e direitos fundamentais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação