Uma solenidade que está acontecendo agora à noite marca a abertura oficial do IX Congresso Goiano da Magistratura. O evento, promovido pela Asmego, tem o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e a Escola Superior da Magistratura (Esmeg).
O Congresso, que acontece até amanhã, 23 de outubro, no auditório da Asmego, tem como tema central a Gestão Democrática do Poder Judiciário: A Participação Efetiva do Juiz de Primeiro Grau. O presidente da Asmego, juiz Átila Naves Amaral, o presidente do TJGO, desembargador Paulo Teles, o diretor da Esmeg, juiz Amaral Wilson de Oliveira, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Nilson Naves, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende e dezenas de outras autoridades, prestigiam a solenidade de abertura do Congresso.
O ministro Nilson Naves fará a palestra de abertura, com o tema: A Importância da Gestão para o Poder Judiciário. Amanhã, pela manhã, acontecerão mais duas palestras. Às 9:00 horas, o desembargador do TJ-RJ, Nagib Slaibi Filho falará sobre Formação Administrativa do Magistrado para Fazer Frente às Novas Demandas. Em seguida, o ex-presidente e desembargador do TJ-RJ, Sérgio Cavalieri Filho conduzirá exposição sobre o tema Boas Práticas de Gestão Judiciária: A Necessidade de Participação dos Magistrados de Primeiro Grau na Administração dos Tribunais.
Na parte da tarde, o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça e juiz trabalhista, Rubens Curado falará sobre o Planejamento Estratégico do Judiciário em palestra que terá início às 14h30min. A palestra de encerramento do Congresso será feita pelo desembargador paulista e presidente do Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura, Antônio Rulli com o tema A Democracia Interna como Paradigma de Efetividade e Legitimação do Judiciário.