Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Ações de representantes da entidade no período de 27 a 31 de agosto

Confira algumas das atuações do presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Luiz Coelho, e de diretores da instituição no período de 27 a 31 de agosto. Informações completas sobre as atividades podem ser encontradas no link de notícias aqui no site.


- O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, encaminhou na última terça-feira (28/08) ofício à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) requerendo ao presidente da entidade, desembargador Henrique Nelson Calandra, que a associação ingresse, na condição de Amicus Curiae (intervenção assistencial em processos de controle de constitucionalidade por parte de entidades que tenham representatividade adequada para se manifestar nos autos sobre questão de direito pertinente à controvérsia constitucional), na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4.822, de autoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). A referida ADIN questiona as Resoluções nº 133/2011, do Conselho Nacional de Justiça, e nº 311/2011, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que estendem aos magistrados vantagens funcionais pagas aos integrantes do Ministério Público.


- Em ofício endereçado ao presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Henrique Nelson Calandra, o presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Coelho, requer que a entidade nacional intervenha, no sentido de concentrar esforços, no mandado de injunção em tramitação no Supremo Tribunal Federal que tem como objetivo a recomposição dos subsídios da magistratura brasileira.


- Em atendimento a pedido formulado pela ASMEGO, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, assinou despacho em que informa a aplicação dos quintos sucessivos nas promoções dos juízes substitutos. Conforme informa o despacho, a aplicação ocorre na forma em que determina o Supremo Tribunal Federal (STF) e o CNJ.


- O encontro regional Centro-Oeste do Programa Valorização dos Magistrados: Juiz Valorizado, Justiça Completa, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizado na sede da ASMEGO na sexta-feira (24/8), aprovou, após discussões em quatro grupos de trabalho, propostas que buscam valorizar a imagem do Judiciário e dos magistrados e também melhorar as condições de trabalho de juízes e desembargadores. Entre as propostas aprovadas estão profissionalização e investimento na área de Comunicação Social para divulgar as atividades dos magistrados; valorização da carreira da magistratura com uma política remuneratória nacional; garantia orçamentária para execução de planejamento estratégico; investimentos na saúde do trabalho de magistrados e servidores.


- O presidente da ASMEGO, Gilmar Coelho, e o diretor Institucional e Legislativo da associação, Levine Raja Gabaglia Artiaga confirmaram presença na 9ª Reunião do Conselho de Representantes da AMB. O evento será realizado no próximo dia 12 de setembro em Brasília (DF). Gilmar Luiz e Levine Artiaga participarão ainda, um dia antes, da 7ª Reunião da Coordenadoria da Justiça Estadual da AMB, que será realizada no mesmo local, às 14 horas do dia 11 de setembro.


- A ASMEGO firmou convênio com a Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF) com a finalidade de otimizar a utilização da pousada da entidade goiana localizada em Nova Viçosa (BA) nos períodos de baixa temporada. O convênio, no entanto, preserva a prioridade absoluta das reservas para os associados da ASMEGO.


- A ASMEGO sedia, desde quinta-feira (30/8) o 7º Simpósio Crítico de Ciências Sociais. Organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Criminais (GEPeC), o evento segue até amanhã (1º/9) e discute o “Sistema Punitivo: O neoliberalismo e a cultura do medo”.


- Foi implantado na última terça-feira (28), na comarca de Uruaçu, o Programa Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola. A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, AMB e ASMEGO.


- O desembargador e escritor Rogério Arédio, vice-presidente do TJGO, lançou seu novo livro: O Tropeiro Eli. O evento foi realizado no o dia 29 de agosto, no Palácio das Esmeraldas, às 19h30. O lançamento contou com apoio da Academia Itumbiarense de Letras e Artes (AILA), Academia Goiana de Direito (ACAD), Academia Belavistense de Letras, Artes Cênicas e do Instituto Histórico Geográfico de Goiás (IHGG).


- A Diretoria Social da ASMEGO realizou o sorteio para a definição dos participantes do Curso de Vinhos na manhã de segunda-feira (27/8). No total, 15 magistrados participarão do curso, que será ministrado pelo enófilo e associado da entidade desembargador Floriano Gomes, no próximo dia 21 de setembro. Foram abertas inicialmente dez vagas para esta primeira edição do curso, mas como o número de inscrições superou as expectativas, foram abertas mais cinco vagas, totalizando 15.


- O magistrado Ovídio Inácio Ferreira recebe nesta sexta-feira (31/8) homenagem promovida pela Câmara Municipal de Goiânia em comemoração ao Dia do Maçom. O juiz aposentado foi Grão Mestre entre os anos de 1985 e 1989 e é membro do Grande Oriente.


- A Orquestra Filarmônica de Goiás apresentou mais uma edição da Série Grande Solistas, com regência do maestro Laércio Diniz e solos do fagotista Fábio Cury. O evento, a exemplo do que foi realizado no domingo (26/8) no Centro Cultural Oscar Niemeyer, contou com a parceria da ASMEGO.


- As aulas de jiu-jitsu para magistrados já começaram, mas para quem tiver interesse na modalidade esportiva ainda dá tempo de se inscrever. Os interessados devem entrar em contato com Hugo, na ASMEGO (62) 3238-8915 ou 8532-1227. As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 20h às 21h15, no Colégio Militar Hugo de Carvalho Ramos.