Diante da calamidade causada pelas chuvas no interior do Estado, a Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) conclama todos os associados e a sociedade para ajudar as vítimas. A entidade de classe lança hoje (21) a campanha “Almagis Solidária” para recolher alimentos, água potável e roupas.
Os mantimentos podem ser entregues na sede da Associação, na Rua Barão de Anadia, 08, centro. Quem deseja contribuir com uma quantidade maior, a Almagis se dispõe a buscar os donativos nas residências, os interessados podem solicitar a coleta através do número 3221-4907.
O Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) já confirmou que irá disponibilizar dois caminhões para levar os donativos às regiões atingidas. A magistratura alagoana está mobilizada para que o sofrimento das vítimas seja minimizado.
Números
De acordo com números da Defesa Civil, 21 municípios alagoanos foram atingidos pela chuva, destes 14 decretaram estado de calamidade. Até o momento, foram registrados 19 mortes, 70 mil pessoas desabrigados e 1009 desaparecidas.
As cidades afetadas estão localizadas nas regiões da Zona da Mata, Litoral Norte e Vale do Paraíba e são elas: Quebrangulo, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, São José da Laje, União dos Palmares, Murici, Jundiá, Jacuípe, Branquinha, Maragogi, São Luiz do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Paulo Jacinto, Rio Largo, Satuba, Viçosa, Atalaia, Cajueiro, Capela, Marechal Deodoro e Anadia. Destes municípios, comportam o maior número de desabrigados União dos Palmares, com 9 mil; Santana do Mundaú, com 4.320; Quebrangulo, com 809 casas destruídas e 4.000 desabrigados; Paulo Jacinto e Murici com o mesmo número de desabrigados e Branquinha com 3.200.