Com o objetivo de orientar a AMB no enfrentamento de questões ligadas à magistratura, foi lançada, no XX Congresso Brasileiro de Magistrados, a Pesquisa AMB – Temas Prioritários para a Magistratura. Os magistrados que acompanharam o evento, que aconteceu em São Paulo, de 29 a 31 de outubro, puderam preencher o formulário em versão impressa. Para dar prosseguimento à consulta, desde o dia 12 de novembro está disponível no portal da AMB uma versão eletrônica do questionário.
Por meio da pesquisa, a AMB pretende conhecer a opinião dos associados acerca dos assuntos a serem tratados institucionalmente. Foram lançadas perguntas sobre temas como o reajuste automático dos vencimentos para todos os níveis da magistratura, critérios para promoção por merecimento, rejeição à PEC dos 75 anos, a mudança no mecanismo de acesso aos Tribunais Superiores, entre outros assuntos. O estudo pretende avaliar, ainda, a atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o desempenho da Associação frente às resoluções do órgão.
“Há muito tempo a AMB tem procurado conhecer a opinião de seus associados sobre temas ligados ao Judiciário. Porém, esta será a primeira pesquisa visando apurar assuntos a serem explorados institucionalmente”, explica o secretário-geral da Associação, Nelo Presser.
O formulário ficará disponível no portal da AMB até o dia 22 de novembro. As sugestões produzidas, eventualmente não abordadas pela entidade, poderão ser recomendadas para a próxima gestão.
Clique aqui para ter acesso ao questionário.