Entidade repercutiu, no dia 17, em seu portal na internet, o ato por eleições diretas no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) organizado pela ASMEGO e Fórum Permanente de Democratização do Poder Judiciário. O ato ocorre nesta quarta-feira, 22
A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) está convocando juízes para um ato público por eleições diretas no Tribunal de Justiça do estado. A mobilização será na próxima quarta-feira, dia 22, em iniciativa coordenada pelo Fórum Permanente de Democratização do Poder Judiciário. A campanha também é idealizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
O presidente da Asmego, Gilmar Luiz Coelho, destaca a importância da atividade. “O ato reforça nossa luta pela democratização do Judiciário. Nós queremos ter a oportunidade de cooperar ainda mais nos serviços prestados pela Justiça goiana.”, frisa o juiz.
Luta pela Democratização
Nesta semana, o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES) aprovou o pedido apresentado pela Amatra 17 - afiliada à AMB e à Anamatra - para implantar eleições diretas para os cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal. Com a aprovação, o regimento interno da Corte será alterado para contemplar o voto dos magistrados de primeiro grau. Hoje, só os desembargadores votam.
As associações nacionais de magistrados promovem campanhas em conjunto pela democratização do Judiciário. Em março, a AMB realizou ato público com as associações regionais para divulgar a campanha “Diretas Já nos Tribunais Brasileiros”. No dia 31 daquele mês, magistrados de todo o país protocolaram requerimentos pedindo alteração dos regimentos internos, para que todos os juízes possam eleger os dirigentes dos tribunais estaduais, federais, trabalhistas e militares.
Fonte: Com informações da Asmego e de reportagem de Tatiana Damasceno publicada no site da AMB