Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

AMB disponibiliza nomes dos candidatos que respondem a processos em cidades com mais de 200 mil eleitores

Já está disponível no site da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) o levantamento com os nomes dos candidatos que respondem a processos em 47 dos 53 municípios com mais de 200 mil eleitores.


Nesta segunda etapa, o levantamento mostra que, dos 401 candidatos pesquisados, 9,2% (37 candidatos) respondem a processos na Justiça. São candidatos a prefeito e vice-prefeito réus em ações penais públicas e ações de improbidade administrativa.


O novo levantamento soma-se ao banco de dados anterior, com os nomes dos candidatos a prefeito e vice-prefeito nas 26 capitais brasileiras. Estão relacionados no site da AMB por estado. O endereço para consulta é www.amb.com.br.


Ao organizar os dados, a intenção da AMB é facilitar o acesso da população e da imprensa a informações públicas, que podem balizar e fundamentar a escolha dos eleitores e, assim, contribuir para que o pleito de 2008 transcorra da maneira mais transparente possível.


As informações sobre os seis municípios com mais de 200 mil eleitores que ficaram fora do banco de dados divulgado nesta quarta-feira entrarão posteriormente. São eles: Maringá (PR), Ponta Grossa (PR), São José dos Campos (SP), Piracicaba (SP), Contagem (MG) e Juiz de Fora (MG).




Números do banco de dados:


No Brasil, há 53 municípios com mais de 200 mil eleitores

239 é o número total de candidatos a prefeito

238 são candidatos a vice-prefeito

A informação sobre 401 desses candidatos está disponível no site da AMB

37 deles respondem a processos na Justiça

Número que corresponde ao índice de 9,2%

Em 26 dos 47 municípios pesquisados há candidatos que respondem a processos


Critérios da AMB


Candidatos a prefeito e vice-prefeito que respondem a ações penais públicas e ações de improbidade administrativa.


Equipe técnica


O levantamento foi realizado por uma equipe técnica da AMB, sob a coordenação do Secretário-Geral da Associação, juiz Paulo Henrique Machado. A base da pesquisa foram os portais dos Tribunais de Justiça dos estados, dos Tribunais Regionais Federais, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF).


Próximo passo


O próximo passo será a divulgação dos nomes dos candidatos nos municípios com mais de 100 mil eleitores, prevista para a segunda quinzena de setembro.