A sociedade brasileira desconhece o funcionamento do Poder Judiciário. Essa é uma das conclusões da pesquisa Barômetro de Confiança nas Instituições Brasileiras, apresentada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) à imprensa na manhã desta terça-feira, 10 de junho. Dos 1.500 entrevistados 56% afirmaram confiar na Justiça, mas apenas 8% disseram conhecer bem seu funcionamento “Os números elevados de desconhecimento do Judiciário refletiram nesse resultado”, avaliou Mozart.
O presidente da AMB destacou alguns dados relevantes do levantamento e explicou que a intenção da entidade é divulgar trimestralmente o levantamento. Segundo ele, essa é uma maneira da magistratura contribuir para o fortalecimento da democracia, uma vez que possibilita a cada instituição a oportunidade de reavaliar sua atuação. “Não podemos ficar felizes com os resultados negativos, uma vez que não há democracia forte sem instituições capazes de atender as expectativas da sociedade”, afirmou.
Forças Armadas, com 79% de confiabilidade, igreja católica, com 72% e Polícia Federal, com 70%, foram os organismos que obtiveram os melhores índices de aprovação. Já os três institutos com pior avaliação foram os partidos políticos, com 22%, a Câmara dos Deputados, com 24% e as Câmaras de Vereadores, com 26%. “O Legislativo vive mais na vitrine do que os outros Poderes. Além disso, os recentes escândalos envolvendo parlamentares repercutem de forma bastante negativa na sociedade brasileira”, destacou o presidente da AMB, citando as recentes renúncias de dois presidentes do Senado e de um da Câmara Federal como exemplos de situações que contribuem para o desgaste da imagem do Poder Legislativo.
Funcionamento do Judiciário
Além da opinião dos brasileiros a respeito do grau de confiança nas instituições, cada edição do Barômetro AMB detalhará algum tema da atualidade ou de alguma das instituições em particular. A pesquisa apresentada hoje detalhou o nível de conhecimento dos entrevistados em relação ao funcionamento do Poder Judiciário. Os dados mostram que, apesar das tentativas de aproximar a Justiça da população, a grande maioria das pessoas desconhece sua estrutura. Enquanto apenas 8% dos entrevistados disseram conhecer bem o funcionamento do Judiciário, 45% afirmaram conhecer mais ou menos e 18% reconheceram desconhecer totalmente sua forma de atuação.
“Esse é o nosso grande desafio, levar ao conhecimento da opinião pública o que é o Poder Judiciário e qual sua missão constitucional”, declarou Mozart Valadares Pires. Segundo a levantamento, de 0 a 10, a nota média atribuída à Justiça foi 6,1. Na região Centro-Oeste, foi registrado a maior nota, 6,8, enquanto no Norte o índice foi de 5,8%, o menor entre as cinco regiões do País.