Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

AMB e Ajufe se unem no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro


As ações da Magistratura na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) foram discutidas nesta segunda-feira (28), em Brasília, durante reunião entre AMB e Ajufe. Na pauta, as ações a serem desenvolvidas pelas entidades. O debate foi dividido em dois momentos, o primeiro realizado na AMB e o segundo na sede da Ajufe. O Presidente da AMB, Nelson Calandra, o Presidente da Ajufe, Nino Toldo, e o Presidente da ENM, Roberto Bacellar, prestigiaram o encontro.


De acordo com a Vice-Presidente de Direitos Humanos da AMB, Renata Gil, por meio da parceria, as associações pretendem ampliar a participação da Magistratura nas atividades desenvolvidas pela Enccla. “Um discurso em conjunto robustece a atuação da Magistratura. Hoje, nós discutimos a pauta conforme as ações que nós assumimos na planária da Enccla. Também traçamos todo o cronograma para o próximo ano e agendamos como vamos organizar esse trabalho”, explicou.


O Coordenador da Ajufe junto à Enccla, Rafael Wolff, ressaltou que as associações atuarão de forma mais efetiva pelo aprimoramento da percepção penal da lavagem de dinheiro e da corrupção, afim de valorizar o trabalho do Juiz. “A Magistratura nacional e o Poder Judiciário são unos. Nossas pautas são comuns e as duas associações têm interesse que o combate à lavagem de dinheiro e à corrupção seja mais profundo. A Ajufe está muito feliz com essa parceria com a AMB”, completou.


Nesta primeira etapa, as entidades vão trabalhar em quatro ações, entre elas a que trata dos meios especiais de investigação dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, como infiltração de agentes, delação premiada e a figura do informante.


Participaram das reuniões os Juízes, Luis Martius (TJDFT), a Diretora-Adjunta da Justiça Estadual da ENM, Patrícia Cerqueira, e o Coordenador da Justiça Federal da AMB, José Arthur Diniz.