Ao abrir o “Programa de Capacitação em Poder Judiciário”, o diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura, Roberto Bacellar, apontou as conquistas da ENM desde o início desta gestão, com destaque para a parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e o curso realizado, com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio), para discutir o aperfeiçoamento das atividades operacionais e de administração da Justiça. O curso começou nesta segunda-feira (9) e termina na próxima sexta-feira (13), na sede da AMB, em Brasília.
Além do diretor-presidente da ENM, participaram da abertura, o presidente da AMB, Nelson Calandra, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp, e o professor da FGV-Rio, José Ricardo Cunha. Para Calandra, é necessário levantar, na academia, assuntos prioritários do Judiciário. “Quando falamos em capacitação do Poder Judiciário, não podemos deixar de observar o exemplo do STJ com relação à informatização da Justiça. E não só isso, todas essas parcerias que têm sido realizadas favorecem a consolidação da parte ideológica do Judiciário, onde podemos falar sobre a formação do Magistrado e sobre o fortalecimento da Justiça”, enfatizou o presidente da AMB, que ainda reafirmou todas as ações da Associação com relação à defesa das prerrogativas da Magistratura, como a reposição monetária dos subsídios, em 14,79%, entre outros.
Para o ministro Dipp, é importante discutir a capacitação do Poder Judiciário. “O Juiz tem que conhecer o Judiciário e o ambiente onde trabalha para obter melhores práticas na sua rotina de trabalho, e assim ter um respaldo positivo da sociedade”, argumentou. Ainda segundo ele, parcerias entre as Escolas de formação dos Magistrados são iniciativas positivas, porque permitem traçar um plano estratégico para revitalizar o Judiciário brasileiro.
Esse curso é o primeiro oferecido pela Escola Nacional após a parceria formalizada com a Enfam, no dia 7 de abril último, em solenidade em Brasília.
Ética e Poder Judiciário
Após a abertura, o professor José Ricardo Cunha proferiu palestra sobre “Ética e Poder Judiciário”, abordando o sentido e a importância da ética no mundo atual e a relação com a moral. Assuntos relacionados à gestão e orçamento; inovações tecnológicas no Poder Judiciário; gestão de informação e de serventias Judiciais também estão previstas na pauta de discussão.