Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

AMB e TSE divulgam balanço da campanha Eleições Limpas

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  divulgam nesta terça-feira, 21 de outubro, às 11 horas, o balanço da campanha Eleições Limpas – pelo Voto Livre e Consciente. Na coletiva, que acontecerá no Salão Vermelho do Tribunal, estarão presentes o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto,  o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, e o coordenador da campanha, Paulo Henrique Machado.



Uma das principais ações foi a realização de 1.468 audiências públicas, em que juízes eleitorais de diversas localidades do País esclareceram as regras das eleições municipais.  A campanha destacou a importância do voto livre e consciente, sem influências, como a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa. Para tanto, foram distribuídas cartilhas aos eleitores. O engajamento da magistratura foi maciço: no Amazonas, por exemplo, o presidente do TRE local, desembargador Ari Jorge Moutinho, distribuiu o material nos sinais de trânsito da capital.



Prêmio Eleições Limpas de Redação 2008



No evento serão premiados os vencedores do "Prêmio Eleições Limpas de Redação 2008", organizado pela AMB e TSE. Os autores dos três trabalhos selecionados ganharão computador, troféu e certificado, além de uma viagem a Brasília para conhecer as sedes do TSE e da AMB.  O concurso, que contou com participação de crianças e adolescentes de todo o Brasil, fez parte das ações da campanha Eleições Limpas.



Participaram do concurso estudantes de 10 e 14 anos, matriculados em escolas públicas que tiveram maior pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada estado do País. Todos foram convidados a enviar redações de três alunos da escola mais bem colocada  na avaliação, pré-selecionados por uma comissão da própria unidade de ensino. Os trabalhos foram analisados por uma comissão conjunta da AMB e do TSE, que selecionou os três melhores textos.



As redações escolhidas são de alunos dos estados do Mato Grosso do Sul e Bahia: Bruna Santos Rodrigues de Araújo, 12 anos, 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar (Salvador / BA), com o texto "Voto consciente"; Ana Beatriz de Araújo Cerqueira, 13 anos,  8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar (Campo Grande / MS), com o trabalho "Gerações"; e Matheus Lemos Dantas, 14 anos, 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar (Campo Grande / MS), com a redação "Responsabilidade Social".