Conscientizar os eleitores da importância do voto e de seu papel na fiscalização do pleito. Esse é objetivo da campanha Eleições Limpas realizada pela AMB em parceiria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que será lançada na próxima terça-feira (10), às 10h, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília.
Neste ano, o slogan da campanha é “Não Vendo Meu Voto”. O tema ganhou nova relevância com a Lei da Ficha Limpa que barra a candidatura de políticos condenados pela Justiça. Entre os motes da campanha estão: o combate à troca de voto por benefícios, a divulgação de novas normas eleitorais como a que exige a apresentação do título de eleitor e documento de identificação com foto no momento do voto, o alerta de que a reimpressão do título pode ser feita em qualquer cartório eleitoral até o dia 23 de setembro, a transformação do juiz eleitoral em agente multiplicador das novas regras, entre outros.
No dia da inauguração, também será lançado o hotsite (www.amb.com.br/eleicoeslimpas2010) na página da AMB com informações da campanha.
Além disso, a programação também inclui a realização de audiências públicas em todo o país. Nas últimas eleições foram realizadas mais de 1,5 mil encontros e trata-se de um momento ímpar para a Justiça Eleitoral ouvir a sociedade. A primeira audiência está marcada para o dia 3 de setembro.
Campanha - Iniciada em 2006 pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a campanha Eleições Limpas volta à mídia com o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância do voto, além do papel de cada eleitor na fiscalização de um pleito limpo e transparente.