Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

AMB faz corpo-a-corpo no Congresso pelo lançamento da Frente Parlamentar

O Presidente da AMB, Nelson Calandra, comandou, ontem, um intenso corpo-a-corpo no Congresso Nacional para defender os projetos de interesse da Magistratura, na reta final dos trabalhos legislativos, e convidar Deputados Federais e Senadores para o lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira, a ser feito nesta quarta-feira, às 18 horas. Por duas vezes, na terça-feira, Calandra passou por diversos gabinetes de Parlamentares e esteve nos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, durante sessões de votação, onde fez contatos, respectivamente, com os Presidentes Marco Maia (Deputado Federal) e José Sarney (Senador).


Em seus contatos, Calandra encontrou-se com o Líder do Governo na Câmara, Deputado Federal Cândido Vacarezza (PT/SP), o Líder do Governo na Comissão de Orçamento, Deputado Federal Gilmar Machado (PT/MG), Líder do PR na Câmara, Deputado Federal Lincoln Portela (MG), e com os Deputados Eduardo Azeredo (PSDB/MG), Fábio Ramalho (PV/MG), Bonifácio Andrada (PSDB/MG), Weliton Prado (PT/MG), José Mentor (PT/SP), Wellington Fagundes (PR/MT), Benedita Silva (PT/RJ), Elizeu Padilha (PMDB/RS), além da bancada feminina na Casa. No Senado, conversou com o Senador Aécio Neves (PSDB/MG), Jarbas Vasconcellos (PMDB/PE), Pedro Taques (PR/MT) e Aloísio Nunes (PSDB/SP).


Por meio da Frente Parlamentar, Calandra disse que os projetos de interesse da Magistratura e do Judiciário poderão tramitar com mais rapidez e prioridade. O Deputado Wellington Fagundes vai coordenar a Frente, juntamente com os senadores Pedro Taques e Jayme Campos (PDT/MT). Calandra convidou também Governadores de Estado e todos os Presidentes de Tribunais estaduais do País. Ainda nesta terça, chegou a Brasília o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa; o Governador Marcelo Déda, de Sergipe, confirmou presença.


“A Frente será um marco pra nós, porque é uma ferramenta plantada dentro da Câmara e do Senado para que as reformas que tanto desejamos possam tramitar de modo mais eficaz, como a proteção a autoridade ameaçada, uma política remuneratória adequada, proteção à saúde de Magistrados, aposentadoria integral e todos os itens que demandam uma maior atenção aos temas do Judiciário e da Magistratura”, pontuou Calandra.


Pela manhã, o Presidente da AMB participou da reunião inicial da Comissão de Constituição e Justiça, que acabou não acontecendo. “Conversamos com os Deputados, participei de reunião sobre um projeto de combate a organizações criminosas. Em nome da AMB, falei da expectativa que temos de que esses projetos tramitem rapidamente para dar a ferramenta necessária para mantermos presos criminosos extremamente perigosos, que já mataram quatro Juízes, dois Promotores, vários Advogados e jornalistas. Precisamos de uma legislação mais eficaz”, defendeu Calandra, que ainda discutiu questões penais e dispositivos como a delação premiada.