O Diretor da Secretaria de Relações Internacionais da AMB, Antonio Rulli Jr., se reuniu, nesta quinta-feira (10), com assessores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) para informar os últimos detalhes das Jornadas Luso-Brasileiras: ‘Passado, Presente e Futuro da Jurisdição’ que acontecerá, em Brasília, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro deste ano, no TJDFT.
O encontro tem o objetivo de estreitar o relacionamento entre os Países da Língua Portuguesa e trocar experiências sobre o sistema Judiciário de cada um deles. “A reunião foi excelente porque fechamos os detalhes da programação e os nomes dos convidados da Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe que vão participar do evento”, disse Antonio Rulli Jr.
A palestra de abertura será feita, às 19h15, pelo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e pelo Professor Livre-docente da Universidade de São Paulo, Sérgio Resende de Barros, que falará sobre “O Tribunal da Relação da Bahia e a Jurisdição”, às 20 horas.
Já no dia 1º, às 10 horas, haverá a palestra “O Patrimônio Histórico das Justiças Portuguesa e Brasileira” com o Professor Pós-Doutor da Universidade Nova de Lisboa, Nuno Camarinhas. No último dia do evento internacional, às 9 horas, a Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Fátima Nancy Andrighi abordará “Futuro da Jurisdição”, e, às 10 horas, o Secretário-Geral-Adjunto da União Internacional dos Magistrados, Galileu D’agostino, falará sobre “A intervenção dos Juízes no Espaço Internacional e Lusofonia”.
A realização do evento é uma parceria da AMB com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Escola Judicial do TJDFT, Amagis/DF e Escola Nacional da Magistratura (ENM). Os interessados em participar podem fazer as inscrições até o dia 18 de novembro, no site www.tjdft.jus.br/jornadas.
Veja aqui a programação.
Veja aqui o convite.