A Secretaria de Informática da AMB iniciou, nesta quarta-feira (1º), a implantação dos equipamentos de videoconferência da Associação. O material vai possibilitar uma maior interação entre a Diretoria, as 36 Associações filiadas e os Magistrados de todo o País, como também representará uma economia de recursos para a entidade.
O Diretor de Informática da AMB, Edison Brandão, adiantou que a tecnologia implantada é uma das mais modernas no mercado. “A AMB tem um país inteiro para dar conta, pois agrega Magistrados de todo o país. Hoje, estamos em uma situação em que precisamos estar ativos em todas as regiões, para defender nossas prerrogativas e levar os nossos projetos. Por isso, buscamos algo que nos leve em tempo real a outros locais”, apontou Brandão.
Segundo o Diretor, o sistema de videoconferência vai agregar áudio e vídeo em alta definição. A tecnologia é baseada em sete pontos simultâneos que possibilitam a interação. Dessa forma, a AMB poderá promover reuniões, encontros, palestras e outros eventos que poderão ser assistidas em todo o País por meio da internet. “Associações, Tribunais e Magistrados terão mais um canal de comunicação com a AMB”, observou o Diretor.
Além do sistema central, que ficará na sede da AMB, em Brasília, a Secretaria terá disponível outros pontos portáteis que poderão ser descolados para qualquer lugar do país. O Presidente da AMB, Nelson Calandra, terá uma unidade portátil, sempre com ele, para se comunicar e enviar mensagens aos associados e aos demais membros da Diretoria.
Ensino a distância
Uma das metas propostas da nova gestão da Escola Nacional da Magistratura (ENM) é a criação do Núcleo de Ensino a Distância (EAD). Com a implantação dos equipamentos, a ENM poderá ofertar cursos virtuais com a mesma qualidade das aulas presenciais.
Segundo o Diretor-presidente da ENM, Roberto Bacellar, essa nova tecnologia vai trazer impactos positivos para a política interna da AMB, além disso, permitirá que a Escola Nacional prossiga com a ideia do EAD. “Vamos avançar neste projeto com o propósito de ampliar a oferta de vagas em cursos e eventos ofertados pela ENM”, comemorou Bacellar.
O Diretor da Secretaria de Informática ainda informou que o sistema da AMB poderá atingir até 3.000 Magistrados em todo o país. “A Escola terá um adendo muito interessante. Os Magistrados inscritos no curso poderão acompanhar as aulas na internet e também poderão participar das aulas simultaneamente, encaminhando mensagens e perguntas para o nosso fórum”.