Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

AMB intensifica mobilização para a aprovação da recomposição dos subsídios

O presidente da AMB, Henrique Nelson Calandra, lutou até o último minuto para que a recomposição monetária dos subsídios em 14,79% fosse aprovada pela Câmara dos Deputados ainda nesta terça-feira (21). O percentual foi proposto pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, em projeto de lei encaminhado àquela Casa.


“Participamos dos debates com os líderes e com o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), e o que restou no final foi a reserva orçamentária de 5,25%, que é o valor indexado. Exaurimos todo o esforço possível e imaginário para que fosse aprovado ainda neste ano os 14,79%, valor da reposição proposta pelo Supremo. Infelizmente não houve consenso nem disponibilidade orçamentária para essa porcentagem”, explicou. Naquela Casa, Calandra foi recebido pelo presidente em exercício da Câmara e o pelo secretário-geral Mozart Viana.


A atuação da AMB garantiu a aprovação de um pedido de urgência, por acordo das lideranças, para a votação do projeto de reposição do subsídio como proposto pelo Supremo. A matéria voltará à pauta logo nas primeiras sessões de fevereiro, no ano que vem.


Posse


Em visita ao Senado Federal, o presidente da AMB esteve com o senador Aloizio Mercadante (PT-SP). O parlamentar que assumirá a cadeira do Ministério da Ciência e Tecnologia convidou Calandra para a sua posse. O futuro ministro disse que pretende fazer um intercâmbio profícuo com o Judiciário.