A segurança de magistrados é tema de reunião nesta segunda-feira (24), em Belo Horizonte, promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A 1ª Reunião da Secretaria de Segurança da entidade vai contar com o lançamento da cartilha ‘Magistrados seguros: dicas preventivas de segurança’ e debater a possibilidade de adoção de boas práticas de segurança já efetivadas por alguns estados pelas demais unidades da Federação. O encontro terá a presença do presidente da AMB, Jayme de Oliveira, do presidente da Amagis-MG, Maurício Torres, e de magistrados de diversos estados.
A cartilha aborda temas como a segurança preventiva de juízes e desembargadores, seja em termos privados ou no local de trabalho, como agir em situações de emergência, e a segurança contra atentados.
No Brasil, hoje são 131 magistrados em situação de risco, sendo que 85% dos tribunais de Justiça Estadual têm, pelo menos, um magistrado em situação de risco. Muitas dessas unidades, no entanto, ainda não estão estruturadas com equipamentos de segurança e pessoal especializado.
A reunião da Secretaria de Segurança vai discutir as ações para inibir atentados contra os magistrados e definir o calendário das próximas reuniões.
O presidente da AMB atenderá a imprensa às 15h30, na sede da AMAGIS -MG.
Fonte: Ascom/AMB