Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

AMB participa do lançamento do 11º Prêmio Innovare

premio innovare


A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), um dos apoiadores do Prêmio Innovare, marcou presença na cerimônia de lançamento da 11ª edição da premiação. O presidente da AMB, João Ricardo Costa, é membro do Conselho Superior do prêmio, responsável pela definição das principais diretrizes e estratégias do concurso, como a escolha do tema das inscrições e dos membros da comissão julgadora.


“Uma das características da magistratura é a criatividade. O prêmio Innovare é uma forma de vermos essas ideias germinativas na prática”, ressaltou João Ricardo. O ministro do STF Carlos Aires Brito enfatizou a participação das associações de magistrados em iniciativas como essa: “As associações estão na base do processo e sabem os principais problemas enfrentados pelo judiciário.”


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, enfatizou o esforço de diversos atores do judiciário envolvidos na premiação: “É uma das grandes maneiras de nos reunimos e apresentarmos ideias inovadoras para a justiça.” O presidente do STJ e anfitrião do evento, o  ministro do STJ Félix Fischer, ressaltou a importância da iniciativa do prêmio: “É um importante instrumento em prol da justiça.” Por fim, o ministro do STF Gilmar Mendes lembrou das dificuldades que o judiciário enfrenta: “Não necessitamos apenas de reconhecer problemas, principalmente na área prisional, tema principal do prêmio este ano. Precisamos avançar e fazer, executar medidas que melhorem as práticas.”


Este ano, o tema para concorrer nas categorias Juiz, Tribunal, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia será livre. Na categoria Prêmio Especial, o Innovare dará novamente oportunidade a profissionais graduados de qualquer área do conhecimento, que deverão inscrever até o dia 31 de maio iniciativas que já estejam em prática sobre o tema Sistema Penitenciário Justo e Eficaz.


Criado em 2004, o Innovare é uma das premiações mais respeitadas da justiça brasileira. O objetivo principal é identificar, premiar e disseminar iniciativas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, além de profissionais graduados em qualquer área do conhecimento, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira.


Em 2013, o Innovare criou um prêmio especial, coordenado pela pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Maria Tereza Sadek, aberto a profissionais e graduados de outras áreas, que não apenas do Direito. Em 2014, o prêmio dará novamente oportunidade a profissionais graduados de qualquer área do conhecimento.


Fonte: AMB