Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

AMB premia trabalhos jornalísticos

Presidente da AMB, juiz João Ricardo Costa coordena entrega do Prêmio de Jornalismo Presidente da AMB, juiz João Ricardo Costa coordena entrega do Prêmio de Jornalismo

Ocorrida nesta segunda-feira (11), cerimônia de premiação aconteceu no espaço Villa Rizza, em Brasília, e contou com a presença de magistrados, autoridades e jornalistas de todo o Brasil




Foram anunciados na noite desta segunda-feira (11) os nomes dos vencedores do X Prêmio AMB de Jornalismo. A cerimônia de premiação aconteceu no espaço Villa Rizza e contou com a presença de magistrados, autoridades e jornalistas de todo o Brasil.


A décima edição do Prêmio AMB de Jornalismo distribuiu R$ 115 mil entre os vencedores de Mídia Impressa, Webjornalismo, Radiojornalismo, Fotografia, Telejornalismo, Assessoria de Imprensa e Grande Prêmio AMB de Jornalismo – Direitos Humanos. Ao todo, foram 127 concorrentes à premiação, que tem como objetivo homenagear os trabalhos jornalísticos que tenham contribuído para a importância do Judiciário e da magistratura como fator de promoção da segurança jurídica e da paz social. Após a premiação, a banda Judges, formada por juízes gaúchos, animou a festa.


O presidente da AMB, João Ricardo Costa, deu boas vindas aos convidados e destacou a importância do trabalho do Judiciário e da imprensa para a democracia do país. “É um direito do cidadão ter direito à informação de um órgão independente e blindado de qualquer pressão externa. Esse prêmio promovido por uma associação de magistrados tem a concepção de juntar dois segmentos importantes para a sociedade brasileira e para a democracia, que é o Judiciário e a imprensa. É nesses momentos de  crises que instituições republicanas, como a imprensa, se tornam ainda mais importantes.”


O vice-presidente de comunicação da entidade, Gil Guerra, destacou que o prêmio foi criado com o objetivo de “quebrar paradigmas em relação à magistratura e à imprensa”. “A nossa sensação com esse prêmio é que o nosso objetivo foi alcançado. A qualidade dos trabalhos demonstra também a excelência da nossa imprensa no que se refere ao trabalho do Judiciário e dos juízes brasileiros”, disse aos presentes.


Veja os vencedores em cada categoria:


Grande Prêmio AMB de Jornalismo – Direitos Humanos


Vinicius Sassine – O Globo – Retratos da vida insana no cárcere


Telejornalismo


Clarissa Cavalcanti, César Menezes e equipe – TV Globo – Série Impunidade


Radiojornalismo


Bruno Feitosa e equipe – Band News – Os órfãos da Justiça


Mídia Impressa


Bruna Maestri e equipe – Gazeta do Povo – Crime sem castigo


Webjornalismo


Marília Banholzer e Mariana Dantas – NE10 Portal – Por trás do muro


Fotografia


Domingos Peixoto – O Globo – Crime à liberdade de imprensa


Assessoria de Imprensa


Marcia Amy e Camilla Cahet – Almagis – Ações da Justiça regularizam documentos de idosos


Depoimentos


Isso só foi possível porque esses operadores do direito entenderam a importância e natureza do trabalho jornalístico. Sou muito grato a vocês que entendem a importância do jornalismo e que nos ajudam. Espero sempre contar com as portas dos gabinetes abertas para a gente e espero sempre fazer um jornalismo responsável.”


Vinicius Sassine, O Globo


“Muito feliz, matéria feita com muita dedicação. Um trabalho de equipe, organizado por uma equipe, que não foi pensado só por mim, e que valeu muito a pena.”


Bruno Feitosa, Band News


“Muito honrada, o prêmio é de uma associação muito representativa, voltado para os direitos humanos. Pensar numa sociedade melhor nos dá mais orgulho, não só para mim, mas para toda a equipe.”


Clarissa Cavalcanti, TV Globo


 “A foto é bem emblemática e foi feita num momento de crise social, O repórter Domingos Peixoto fez questão de fazer uma alusão ao colega da Band, que infelizmente teve a vida ceifada.


Leonardo Rodrigues de Carvalho, que representou Domingos Peixoto, de O Globo na premiação


“Batemos na trave duas vezes, e agora nos sentimos muito honrada em receber o prêmio sobre a reportagem que aproxima o Judiciário da sociedade.”


Marcia Amy, Almagis


“É uma satisfação muito grande. Ter um reconhecimento é importante porque mostra que o que tentamos fazer nós conseguimos, que foi um trabalho profundo, denso, mas sem sensacionalismo. Essa premiação de hoje mostra que as pessoas ouviram o que a gente disse.”


César Menezes, TV Globo


“Foi uma surpresa. Sempre que tem um prêmio de direitos humanos eu procuro me inscrever. Foi a primeira vez que fui finalista e ganhar, então, foi um prazer enorme.”


Marília Banholzer, NE10 Portal


“Ajudei com os dados, que os repórteres ficaram um ano coletando. Foi um trabalho muito legal, acho que o Paraná não tinha um material desse porte.”


Guilherme Storck, Gazeta do Povo


Fonte: Luciana Salimen, Márcia Delgado e Tatiana Damasceno | Ascom/AMB