Ocorrida nesta segunda-feira (11), cerimônia de premiação aconteceu no espaço Villa Rizza, em Brasília, e contou com a presença de magistrados, autoridades e jornalistas de todo o Brasil
Foram anunciados na noite desta segunda-feira (11) os nomes dos vencedores do X Prêmio AMB de Jornalismo. A cerimônia de premiação aconteceu no espaço Villa Rizza e contou com a presença de magistrados, autoridades e jornalistas de todo o Brasil.
A décima edição do Prêmio AMB de Jornalismo distribuiu R$ 115 mil entre os vencedores de Mídia Impressa, Webjornalismo, Radiojornalismo, Fotografia, Telejornalismo, Assessoria de Imprensa e Grande Prêmio AMB de Jornalismo – Direitos Humanos. Ao todo, foram 127 concorrentes à premiação, que tem como objetivo homenagear os trabalhos jornalísticos que tenham contribuído para a importância do Judiciário e da magistratura como fator de promoção da segurança jurídica e da paz social. Após a premiação, a banda Judges, formada por juízes gaúchos, animou a festa.
O presidente da AMB, João Ricardo Costa, deu boas vindas aos convidados e destacou a importância do trabalho do Judiciário e da imprensa para a democracia do país. “É um direito do cidadão ter direito à informação de um órgão independente e blindado de qualquer pressão externa. Esse prêmio promovido por uma associação de magistrados tem a concepção de juntar dois segmentos importantes para a sociedade brasileira e para a democracia, que é o Judiciário e a imprensa. É nesses momentos de crises que instituições republicanas, como a imprensa, se tornam ainda mais importantes.”
O vice-presidente de comunicação da entidade, Gil Guerra, destacou que o prêmio foi criado com o objetivo de “quebrar paradigmas em relação à magistratura e à imprensa”. “A nossa sensação com esse prêmio é que o nosso objetivo foi alcançado. A qualidade dos trabalhos demonstra também a excelência da nossa imprensa no que se refere ao trabalho do Judiciário e dos juízes brasileiros”, disse aos presentes.
Veja os vencedores em cada categoria:
Grande Prêmio AMB de Jornalismo – Direitos Humanos
Vinicius Sassine – O Globo – Retratos da vida insana no cárcere
Telejornalismo
Clarissa Cavalcanti, César Menezes e equipe – TV Globo – Série Impunidade
Radiojornalismo
Bruno Feitosa e equipe – Band News – Os órfãos da Justiça
Mídia Impressa
Bruna Maestri e equipe – Gazeta do Povo – Crime sem castigo
Webjornalismo
Marília Banholzer e Mariana Dantas – NE10 Portal – Por trás do muro
Fotografia
Domingos Peixoto – O Globo – Crime à liberdade de imprensa
Assessoria de Imprensa
Marcia Amy e Camilla Cahet – Almagis – Ações da Justiça regularizam documentos de idosos
Depoimentos
“Isso só foi possível porque esses operadores do direito entenderam a importância e natureza do trabalho jornalístico. Sou muito grato a vocês que entendem a importância do jornalismo e que nos ajudam. Espero sempre contar com as portas dos gabinetes abertas para a gente e espero sempre fazer um jornalismo responsável.”
Vinicius Sassine, O Globo
“Muito feliz, matéria feita com muita dedicação. Um trabalho de equipe, organizado por uma equipe, que não foi pensado só por mim, e que valeu muito a pena.”
Bruno Feitosa, Band News
“Muito honrada, o prêmio é de uma associação muito representativa, voltado para os direitos humanos. Pensar numa sociedade melhor nos dá mais orgulho, não só para mim, mas para toda a equipe.”
Clarissa Cavalcanti, TV Globo
“A foto é bem emblemática e foi feita num momento de crise social, O repórter Domingos Peixoto fez questão de fazer uma alusão ao colega da Band, que infelizmente teve a vida ceifada.
Leonardo Rodrigues de Carvalho, que representou Domingos Peixoto, de O Globo na premiação
“Batemos na trave duas vezes, e agora nos sentimos muito honrada em receber o prêmio sobre a reportagem que aproxima o Judiciário da sociedade.”
Marcia Amy, Almagis
“É uma satisfação muito grande. Ter um reconhecimento é importante porque mostra que o que tentamos fazer nós conseguimos, que foi um trabalho profundo, denso, mas sem sensacionalismo. Essa premiação de hoje mostra que as pessoas ouviram o que a gente disse.”
César Menezes, TV Globo
“Foi uma surpresa. Sempre que tem um prêmio de direitos humanos eu procuro me inscrever. Foi a primeira vez que fui finalista e ganhar, então, foi um prazer enorme.”
Marília Banholzer, NE10 Portal
“Ajudei com os dados, que os repórteres ficaram um ano coletando. Foi um trabalho muito legal, acho que o Paraná não tinha um material desse porte.”
Guilherme Storck, Gazeta do Povo
Fonte: Luciana Salimen, Márcia Delgado e Tatiana Damasceno | Ascom/AMB