A AMB manifesta solidariedade às vítimas das chuvas deste mês de janeiro, que atingiram a região serrana do Estado do Rio de Janeiro, algumas cidades de São Paulo e Minas Gerais. A Associação destaca e parabeniza o trabalho realizado pelos magistrados que estão no Instituto Médico Legal (IML-RJ) para agilizar a liberação dos restos mortais dos moradores dessas áreas.
Em Teresópolis (RJ), onde há o maior número de vítimas fatais, dez juízes trabalham para ajudar os cidadãos: José Ricardo Ferreira de Aguiar; Maurício Pereira Macedo Guita; Raquel Santos, Márcio Olmo Cardoso; Renata Guarino Martins; Rafael Rodrigues Carneiro; Inês Joaquina Sant’Ana Santos Coutinho; Carlos Arthur Basílico, Rubens Soares Sá Viana Júnior e Bianca Ferreira do Amaral Machado Migre.
Já na região de Nova Friburgo (RJ), o juiz Paulo Vagner Guimarães Pena está à frente do trabalho. Enquanto que, em Petrópolis (RJ) estão os magistrados José Cláudio de Macedo e Ronald Pietre.
Em São Paulo, também há uma grande mobilização para ajudar às vítimas das enchentes. O desembargador Antônio Luis Carvalho Viana é um dos magistrados que tem atuado para colher donativos às vítimas. Ele está montando um grupo de trabalho em Atibaia (SP) para auxiliar os desabrigados.
Sensível ao problema, a AMB espera que os governos estaduais e federais tomem as iniciativas necessárias de amparo às vítimas. A Associação pede que seus associados contribuam com donativos ou dinheiro para as instituições responsáveis por levar ajuda material e humana aos desabrigados. Veja abaixo a relação de algumas delas:
A Campanha SOS Sudeste, da CNBB e Cáritas Brasileiras:
Banco do Brasil
Agência: 3475- 4
Conta: 32.000-5
Prefeitura de Teresópolis:
Banco do Brasil
Agência: 0741-2
Conta: 100.000-9
Defesa Civil do Rio de Janeiro:
Caixa Econômica Federal
Agência: 0199
Operação: 006
Conta: 2011-01-14