Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

AMB promove Seminário República em Brasília

Marca_Seminario_REPUBLICA_site_AMB_2 (1)M


A República brasileira será tema de seminário promovido pela AMB, no dia 21 de novembro, em Brasília.  O presidente da entidade, João Ricardo Costa, será o mediador do evento que vai debater também o papel dos movimentos sociais e dos três poderes na construção da República, a visão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o tema e a Reforma Política. 


“Pretendemos debater a atuação dos três poderes na República e os caminhos que apontam para o futuro. Será que atuação desses entes políticos é harmônica e independente, conforme preconiza a Constituição? Quais leis são necessárias para a consolidação de um Estado mais efetivo, que preste um serviço mais completo para a cidadania?”, questiona João Ricardo. 


O presidente da AMB adianta que é preciso reformular completamente o modo de intervenção do Poder Judiciário. “Temos uma visão de que o CNJ deve assumir algumas políticas nacionais, que melhorarem de fato os serviços judiciais. Precisamos de um sistema que seja compatível com as demandas do século XXI”, diz. 


O Seminário República começa às 9h30, no hotel Golden Tulip Brasília Alvorada, em Brasília. O ex-reitor da UnB, José Geraldo de Souza vai falar sobre “A formação da República a partir dos movimentos sociais”, das 11h30 às 13h.  Na parte da tarde, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e o senador Vital do Rêgo, participarão da mesa redonda que vai abordar os Caminhos da República no Brasil, a partir das 14h30. Os participantes poderão fazer perguntas aos palestrantes. 


Na ocasião, haverá o lançamento do livro Segredos de Justiça, de autoria da juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Andréa Pachá, às 17h. O seminário República vai encerrar as comemorações dos 65 anos da AMB. 


O evento é aberto à população. As inscrições podem ser feitas pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones 2103-9027 / 2103-9044 – com Lucinalva ou Dângello. As vagas são limitadas. 


Fonte: AMB