Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

AMB se mobiliza para pedir proteção a magistrado ameaçado de morte

A AMB recorreu ao governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, e ao presidente do Tribunal de Justiça daquele estado, desembargador José Silvério, em favor da segurança de um magistrado que está sendo ameaçado de morte. Por meio de ofícios, o presidente da AMB, Nelson Calandra, pediu nos dias 17 de janeiro e 02 de fevereiro, providências ao governo estadual, solicitando a intervenção das polícias militar e civil no caso, considerando que o magistrado e a sua família correm risco de vida.


Segundo Calandra, as ameaças estão diretamente ligadas ao exercício de suas funções judicantes na área criminal. “A AMB está preocupada com a generalidade das ameaças a magistrados brasileiros que proferem decisões que vão de encontro aos interesses de pessoas influentes e perigosas”, disse.


Ainda no ofício, Calandra informou que a AMB está elaborando estudos técnicos para ampliar a segurança dos juízes. Esse assunto, inclusive, foi bastante discutido pelos diretores da AMB durante a primeira reunião do Conselho Executivo da entidade, realizada no último dia 2, em Curitiba (PR).


Investigação – O Ministério Público Federal do Mato Grosso do Sul (MPF/MS) já havia solicitado à Polícia Federal providências para resguardar a integridade do magistrado. Segundo investigações, o bombeiro Ales Marques, mesmo detido desde julho do ano passado no presídio de Campo Grande, é acusado de arquitetar a morte de desafetos e de juízes federais que atuam nos processos nos quais responde por suspeita de liderar uma quadrilha de tráfico internacional de drogas.


Nesta terça–feira (8), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou à Polícia Federal que faça a proteção do magistrado.


***Com informações da Assessoria de Comunicação do MPF/MS.


Leia aqui o ofício do governador.


Leia aqui o ofício do presidente do TJMS.