Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

AMB se posiciona contra projeto que cria mais uma instância nos juizados especiais

amb joao ricardoAs associações nacionais de magistrados se reuniram nesta segunda-feira (4) com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, Vicente Cândido da Silva (PT-SP), para discutir uma pauta de projetos que melhoram o funcionamento da Justiça.


O presidente da AMB, João Ricardo Costa, expôs ao parlamentar a preocupação da entidade em relação a medidas que criam mais recursos e procedimentos na Justiça, como é o caso do PL 5.741/2013, que cria a Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais. Para a associação, a aprovação desse projeto, que está pronto para ser votado no plenário da Casa, submete o sistema dos juizados especiais a uma complexidade superior à da Justiça tradicional.


“Qualquer procedimento desse tipo que se crie no Judiciário tem reflexo no índice de congestionamento da Justiça, amplia o tempo e o custo do processo. Esse projeto cria um tribunal no juizado especial de pequenas causas, pensado para ser célere. Vai piorar o serviço à população”, afirmou João Ricardo.


Consumidores afetados


Antes da reunião na CCJ, a AMB entregou nota técnica manifestando sua posição ao deputado Paes Landim (PTB-PI), relator do PL 5.741/2013. Para a entidade, acrescentar mais uma instância na esfera dos juizados especiais contribuirá para congestionar, ainda mais, a tramitação dos processos judiciais, principalmente nos juizados especiais, onde tramita a maior parte dos 90 milhões de ações apresentadas nos tribunais de todo o país.


No documento, a AMB explica que os consumidores também serão afetados, pois as demandas sobre serviços e bens de consumo de menor valor, que hoje podem ser decididas rapidamente, passarão por mais uma instância.


Segundo o assessor da presidência da AMB José Külzer, “o objetivo da AMB é garantir a celeridade e descongestionar a Justiça. Estão possibilitando novo recurso, as partes vão recorrer mais ainda e a causa vai levar mais tempo para ser julgada”, afirmou.


Participaram do encontro na CCJ: o presidente da AMB, João Ricardo Costa, a vice-presidente de Prerrogativas, Hadja Rayanne, o assessor da presidência José Külzer, o presidente da Ajufe, Antônio César Bochenek, da Anamatra, Paulo Luiz Schmidt, o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Jayme Martins de Oliveira Neto, e representantes da OAB.


Agenda


Na terça-feira (5), as entidades se reunirão com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para tratar dos projetos prioritários que podem ser votados em Plenário esta semana.


Fonte: AMB