Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

AMB vai apoiar campanha “Reforma mais Mulheres na Política”

Presidente da AMB, juiz João Ricardo Costa conhece detalhes da participação feminina no Congresso Nacional Presidente da AMB, juiz João Ricardo Costa conhece detalhes da participação feminina no Congresso Nacional

"Nenhuma Casa Legislativa no Brasil pode ter mais do que 70% dos seus membros do mesmo gênero”, diz a senadora Vanessa Grazziotin


Em reunião nesta terça-feira (5) com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o presidente da AMB, João Ricardo Costa, garantiu o apoio da entidade à campanha “Reforma mais Mulheres na Política”. À frente da Procuradoria da Mulher no Senado Federal, Vanessa apresentou dados e informações que embasam a campanha e comprovam a participação ínfima das mulheres na política brasileira.




“Reunimos a bancada feminina do Senado e da Câmara e estamos defendendo o projeto da mudança do sistema de cotas. Em vez de cotas para chapas de candidaturas, entendemos que é mais seguro o sistema de cotas para cadeiras. Nenhuma Casa Legislativa no Brasil pode ter mais do que 70% dos seus membros do mesmo gênero”, disse Vanessa.


O presidente da AMB afirmou que a associação vai aderir à campanha e lembrou que a entidade tem uma Secretaria de Gênero, por meio da qual dá especial atenção aos direitos das mulheres. “A participação efetiva das mulheres no cenário político só tem a acrescentar à nossa democracia”, apontou Costa.


A cartilha da campanha deve ser lançada no final de maio e estão previstas ações para sua divulgação em diversas capitais brasileiras.


Mulheres na Política


A Câmara conta hoje com 51 deputadas federais – apenas 10% das 513 cadeiras -, enquanto o Senado tem 13 representantes femininas – 16% do total de 81 senadores.


Em 2014, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez, pela primeira vez, intensa campanha em rádio e TV para estimular mulheres a disputarem eleições. Apesar do esforço, não foi atingida a cota mínima de 30% por partido ou coligação para mulheres, o que indica os inúmeros desafios a serem superados para mudar a realidade brasileira.


Fonte: Luciana Salimen | Ascom/AMB