A descoberta pelo Ministério Público Federal no Mato Grosso do Sul de um plano para assassinar magistrados federais naquele estado, levou o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, a antecipar para esta segunda-feira (7/2), às 18h30, em caráter de urgência, a reunião com o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, a fim de encontrar soluções para o problema das constantes ameaças a juízes. Em seguida, os dois discutirão o tema em audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, marcada para as 19h30.
Na última quinta-feira (3/2) foi descoberto um plano para eliminar juízes federais, depois que o Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul pediu, à Justiça Federal, a transferência do bombeiro Ales Marques, que está detido no Presídio Militar de Campo Grande. O MPF quer que ele seja enviado para um estabelecimento penal federal de segurança máxima, preferencialmente fora do estado.
Segundo registra a assessoria de imprensa da Ajufe, apenas em um intervalo de 30 dias, entre os meses de agosto e setembro do ano passado, três juízes federais foram vítimas de violência e o Juizado Especial Federal de Mogi das Cruzes (SP) foi invadido por um homem armado que desferiu tiros que atingiram um segurança do Tribunal.