Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Antecipado mutirão carcerário em Novo Gama

Dando sequência ao primeiro mutirão carcerário do Estado de Goiás, cujo início se deu ontem (15) em Águas Lindas de Goiás e Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal, a comissão de gestão dos réus presos segue daqui a pouco para a comarca de Novo Gama, onde a ação seria realizada amanhã (17). “Pretendemos dar a maior celeridade possível aos trabalhos e por isso decidimos antecipar o mutirão em Novo Gama. Já estamos fechando o balanço de Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto e acreditamos que os resultados finais serão muito positivos”, destacou o juiz corregedor Carlos Magno Rocha da Silva, um dos coordenadores regionais do mutirão. De acordo com o levantamento feito pela Corregedoria-Geral da Justiça, o presídio de Novo Gama possui atualmente 186 presos, sendo 28 no regime fechado e 158 provisórios.


Durante visita feita ontem (15) ao presídio de Águas Lindas de Goiás para contagem física dos presos e averiguação das condições do local, Carlos Magno acompanhado do corregedor-geral da Justiça, desembargador Felipe Batista Cordeiro e o juiz auxiliar da Presidência Wilton Muller Salomão, constatou que apesar de ter sido construído para abrigar 50 presos, atualmente possui o triplo da capacidade. Porém, a superlotação não foi o único problema detectado. Outras dificuldades como precariedade na infraestrutura do estabelecimento carcerário e desrespeito aos direitos humanos foram apontados pelo juiz corregedor. “É justamente para combater essa realidade, comum em inúmeras comarcas do Estado, que o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), a Corregedoria-Geral de Justiça e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estão se empenhando nesse mutirão”, afirmou.


Nesta primeira etapa, que se estenderá até o dia 26 deste mês, serão contempladas as comarcas do Entorno Sul de Brasília: Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Águas Lindas de Goiás, Luziânia e Novo Gama. Posteriormente, de 17 de agosto a 16 de outubro, o mutirão será realizado nas demais comarcas. A ação também conta com a parceria da OAB-GO, do MP-GO e da Secretaria Estadual de Segurança Pública.