Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Ao completar 48 anos, ASMEGO reforça compromisso com a magistratura

Sede da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) Sede da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO)

Quase cinco décadas de atuação em defesa da autonomia dos magistrados e da independência do Poder Judiciário. Essa é a trajetória da ASMEGO, que completa hoje 48 anos de fundação. "Me sinto honrado por estar à frente dessa entidade que sempre lutou pelas prerrogativas da magistratura. Estendo os meus mais sinceros cumprimentos a todos que ajudaram a calçar os pilares da nossa associação, aos meus colegas desta gestão e a todos os associados", destaca o presidente da entidade, juiz Wilton Müller Salomão.

Para o magistrado, o dia 15 de julho de 1968 é um divisor de águas na magistratura goiana, graças à atitude visionária de um grupo liderado pelo desembargador Homero Sabino de Freitas e apoiado pelos desembargadores Firmo Ferreira de Castro e Kisleu Dias Maciel. Imbuídos do espírito de autonomia da magistratura, os pioneiros no movimento associativo fundaram a ASMEGO com a pretensão de que a classe fosse bem representada junto à administração do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e dos demais Poderes constituídos. "É nítido o avanço proporcionado pela representação da ASMEGO junto ao TJGO. Hoje, a entidade é reconhecida pela sua sólida base ética, moral e cultural, assegurando o seu prestígio junto à comunidade local e nacional", sublinha Wilton Müller.

Conheça mais sobre a história da ASMEGO

Presidente Wilton Müller Salomão Presidente Wilton Müller Salomão

Novos desafios

Empossada no dia 31 de janeiro, a nova diretoria da associação assumiu a administração da entidade com a missão de reforçar a luta por bandeiras tradicionais da ASMEGO, como, por exemplo, a democratização do Poder Judiciário, com a implementação das eleições diretas no TJGO; manter a ampla interlocução com a bancada parlamentar federal goiana no Congresso Nacional, nas matérias legislativas relacionadas à defesa de prerrogativas, em especial na luta pelos direitos previdenciários de magistrados e pensionistas, além da reforma da Loman; entre outros.

Novos desafios também foram abraçados pela nova administração para garantir o crescimento da entidade, melhoria da prestação de serviços e do relacionamento com os associados, principal sustentáculo da ASMEGO. Com foco na descentralização das ações institucionais, alguns projetos já foram concretizados, como a alteração do Estatuto Social e a conquista de uma cadeira na Comissão Permanente de Segurança do TJGO. Outros seguem em processo de implementação, como as assembleias virtuais, já aprovadas pelos magistrados associados. "Exemplos de uma gestão que se deseja democrática de fato", assinala o presidente da ASMEGO.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação