Presidente da ASMEGO, juiz Wilton Müller Salomão | Foto: CCS-TJGO
Na edição desta terça-feira (21), do jornal O Popular, o presidente da ASMEGO, Wilton Müller Salomão, publicou carta reforçando resultados da produtividade dos magistrados goianos. Leia aqui. O texto é uma referência à reportagem "60% dos processos em 11 cidades", veiculada no último domingo (19) e que trata do congestionamento da Justiça. Confira.
Na carta, são reafirmados os dados mais recentes do relatório Justiça em Números 2016, onde os juízes de Goiás foram classificados na 3ª colocação no quesito produtividade, entre os tribunais de médio porte. O presidente Wilton Müller também trouxe dados atualizados do TJGO que demonstra a sobrecarga da magistratura: "(...) estão em tramitação no órgão 1,8 milhões de ações para 426 magistrados", afirmou.
Leia, abaixo, a íntegra da carta publicada pelo presidente Wilton Müller Salomão no jornal O Popular.
Produtividade dos juízes
Em referência à reportagem “60% dos processos em 11 cidades” publicada na edição do jornal O POPULAR do último domingo, viemos trazer algumas informações sobre o quadro de congestionamento da Justiça. Com mais de 102 milhões de processos no Judiciário, o Brasil é um dos países mais litigantes do mundo. De acordo com dados atualizados do TJGO, estão em tramitação no órgão 1,8 milhão de ações para 426 magistrados. Mesmo diante da sobrecarga, a produtividade dos juízes do Estado permanece alta. Segundo o relatório Justiça em Números 2016, cujo ano-base é 2015, cada magistrado baixou, em média, naquele ano, 1.508 processos no TJGO, posicionando o órgão na 3ª colocação no ranking de produtividade dos juízes, entre os tribunais de médio porte. Diante deste quadro, evidencia-se que o número elevado de processos em tramitação não se dá por desídia dos magistrados, mas por aumento dos índices de litigiosidade da sociedade.
Wilton Müller Salomão, juiz e presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego)
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência