Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Ao TJGO, ASMEGO reitera pedidos de simetria com o MP e de democratização do Poder Judiciário

5reuniao-tjgo-asmego-magistrados-goianos-eleicao-direta-simetriaO presidente da ASMEGO, juiz Wilton Müller Salomão, e o 1º vice-presidente da entidade, desembargador Carlos Alberto França, acompanhados de mais de 40 magistrados que atuam em diversas regiões do Estado, estiveram reunidos nesta segunda-feira (15) com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, para reforçar pleitos da magistratura.

Na ocasião, o presidente da ASMEGO entregou ao desembargador Leobino Valente Chaves o expediente formulado pela associação pela retomada da apreciação do pedido administrativo por eleições diretas, permitindo que os juízes de 1º grau possam escolher os dirigentes do Tribunal. Também foi repassado o pedido para o cumprimento da Resolução nº 133 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece a simetria constitucional entre magistratura e Ministério Público.

Confira o álbum de fotos.

A deliberação pelo encontro com a Presidência do TJGO ocorreu durante o primeiro Encontro Estadual da Magistratura Goiana, realizado em Morrinhos no dia 29 de julho. A carta elaborada pelos magistrados que estiveram presentes no evento também foi entregue ao presidente do órgão. Leia aqui.

"Nós queremos fazer parte da escolha dos nossos dirigentes ao lado dos desembargadores", destacou o presidente da ASMEGO, Wilton Müller Salomão, referindo-se ao pedido administrativo por eleições diretas naquele Tribunal. O magistrado também explicou o pedido de cumprimento da Resolução nº 133 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reconheceu o direito de simetria constitucional entre magistratura e membros do Ministério Público.

O diretor do Foro de Crixás, juiz Alex Alves Lessa, fez algumas sugestões ao ponderar sobre a  tese apresentada nos documentos da ASMEGO. "Diante da diferença entre magistratura e MP, o CNJ entendeu que a Loman não é compatível com a legislação atual, estando inadequada frente à Constituição Federal e reconheceu todas as prerrogativas dos magistrados", argumentou.

O 1º vice-presidente da ASMEGO, desembargador Carlos Alberto França, também frisou a importância da implementação da simetria constitucional. "Aos poucos, temos que caminhar para essa igualdade."

O presidente do Tribunal, desembargador Leobino Valente Chaves, disse que analisará os pedidos da magistratura, protocolados pela ASMEGO. "Toda a documentação será levada ao conhecimento dos membros da Corte Especial", arrematou.

4reuniao-tjgo-asmego-magistrados-goianos-eleicao-direta-simetria Presidente Wilton Müller também entregou as solicitações ao corregedor Gilberto Marques

Pleitos também são entregues à Corregedoria

Após a audiência com o presidente do TJGO, o presidente da ASMEGO, Wilton Müller Salomão, acompanhado de membros da diretoria da entidade e demais magistrados, entregou ao corregedor-geral, desembargador Gilberto Marques Filho, os pleitos da magistratura goiana.

O corregedor-geral parabenizou o magistrado e a diretoria pelo trabalho da atual administração desenvolvido até agora. "O papel da ASMEGO é pensar na coletividade, na classe. O senhor está demonstrando a que veio e honrando o voto dos colegas", disse.

O presidente da ASMEGO também convidou o presidente do TJGO e o corregedor-geral para participarem do próximo Encontro Estadual da Magistratura Goiana. O evento será realizado no dia 26 de agosto, às 8 horas, na comarca de Aparecida de Goiânia. Estarão em pauta assuntos de interesse da magistratura. "O projeto recebia o título de regional e agora passa a ser estadual para abranger mais comarcas. O nosso intuito é congregar toda a magistratura de Goiás e discutir assuntos do interesse de todos", explicou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação