Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Aparecida de Goiânia recebe primeiros leitores ópticos de processos


Resultado de antiga reivindicação da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), começaram a ser entregues nesta tarde, pela comarca de Aparecida de Goiânia, os leitores ópticos e as impressoras térmicas destinadas às impressões e decodificações dos códigos de barra que serão inseridos nos processos físicos em tramitação na comarca. O juiz Antônio Cézar Pereira Meneses, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, representou o órgão, responsável pelo projeto, no evento de entrega dos equipamentos. O presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Luiz Coelho, e a diretora do Foro de Aparecida de Goiânia, juíza Stefane Fiúza Cançado Machado, também marcaram presença.


Dos 71,6 mil processos em tramitação na comarca de Aparecida de Goiânia, aproximadamente 54 mil são físicos e receberão as etiquetas com um código de barra impresso. De acordo com a juíza Stefane Fiúza - que também é diretora da Mulher Magistrada da ASMEGO -, a iniciativa reduzirá o tempo de tramitação dos processos, bem como doenças ocupacionais. "Cada vez que um processo é movimentado na escrivania, o servidor precisa digitar dez números que identificam a ação. Com os leitores ópticos, o tempo necessário para esta tarefa reduzirá enormemente, tornando mais ágeis os atos processuais", explica a magistrada.


De acordo com Antônio Pires de Castro Júnior, diretor de Informática do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Aparecida de Goiânia receberá, no mínimo, dois leitores ópticos por escrivania. Além disso, os protocolos dos dois fóruns da comarca - o principal, na Região Central, e o do Setor Garavelo - receberão, cada um, duas impressoras de códigos de barra. A implantação do sistema ocorrerá nas próximas duas semanas, conforme cronograma informado pela Diretoria de Informática, até atingir as 13 Varas, os dois Juizados Especiais e o Juizado da Infância e Juventude do município (veja no quadro abaixo). À medida que os equipamentos forem sendo entregues, os servidores receberão o treinamento necessário para operá-los.


A aquisição e instalação dos equipamentos são pleitos da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), em consonância com a necessidade dos magistrados associados em sua função judicante, que começou a ser atendido ainda na gestão do desembargador Leobino Valente Chaves.  A implantação do sistema é uma resposta a pedido protocolado junto ao órgão pelo presidente Gilmar Luiz Coelho em março do ano passado. Segundo argumenta o presidente da ASMEGO, o pleito da entidade se justificava tendo em vista a melhoria da produtividade e do custo-benefício para o próprio Tribunal de Justiça a partir da implantação do sistema.


"O uso desta tecnologia, disponível em grande escala em outras unidades judiciárias, precisava chegar a todas as comarcas de Goiás", acentua Gilmar Coelho. “A remessa dos processos da escrivania para o gabinete, e vice-versa, ocorrerá em tempo muito menor com o uso da tecnologia”, destaca o presidente, que agradeceu o reconhecimento do TJGO em relação ao pedido da ASMEGO. Outros tribunais estaduais, federais e do Trabalho já utilizam este sistema no Brasil. Dois exemplos são o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região e a Justiça Federal em Goiás.


O juiz Antônio Cézar Pereira Meneses confirmou que a implantação do sistema ocorrerá nas comarcas de maior movimento no Estado. Segundo ele, ainda no mês de março, Anápolis receberá as impressoras e os leitores ópticos. “O sistema agilizará o andamento dos processos e garantirá melhor ambiente de trabalho nas comarcas”, reforça. Dois juízes da comarca de Aparecida de Goiânia, Leonardo Fleury Curado Dias e Roberto Bueno Olinto Neto, além de representante da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil no município, acompanharam a entrega dos equipamentos.


Ouça, na sessão de áudios aqui no site, entrevista do presidente Gilmar Coelho sobre a implantação dos leitores ópticos.


Cronograma de implantação do leitor óptico em Aparecida de Goiânia


18 a 22 de fevereiro


Protocolo
1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Varas Cíveis


 25 de fevereiro a 1º de março


1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas Criminais
Vara da Fazenda Pública Municipal, de Registros Públicos e Ambientais
1ª Vara de Família e Sucessões e Cível
1ª Vara de Família e Sucessões
1º Juizado Especial Cível
2º Juizado Especial Criminal
Juizado da Infância e Juventude
Vara da Fazenda Pública Estadual


Próximas comarcas a receberem os leitores ópticos, pela ordem de entrega


 Anápolis, Caldas Novas, Catalão, Ceres, Cidade Ocidental, Cristalina, Ipameri, Iporá, Itaberái, Itumbiara, Jaraguá, Jussara, Jataí, Luziânia, Minaçu, Morrinhos, Niquelândia, Novo Gama, Palmeiras de Goiás, Pirenópolis, Porangatu, Crixás, Formosa, Goianésia, Goiás, Goiatuba e Inhumas.


[fotos]