Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Após 22 anos em Itumbiara, José Paganucci é empossado no cargo de desembargador

Após 27 anos de magistratura, 22 deles dedicados à Comarca de Itumbiara, José Paganucci Júnior tomou posse no cargo de desembargador, na noite desta terça-feira (31/01), na vaga deixada pelo desembargador Benedito do Prado, que se aposentou no final do ano passado. Com a intenção de somar esforços ao trabalho dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Paganucci pretende contribuir para a modernização e transparência do Judiciário. “Quero fazer da Justiça um instrumento de pacificação, onde o jurisdicionado, ao levantar-se pela manhã, o fará com alegria, porque sabe que seus direitos serão respeitados e tratados com prioridade máxima”, disse


Sempre atuando em comarcas do interior, como Cachoeira Alta, Niquelândia, Paranaiguara, São Simão, Caçu, Quirinópolis, Bom Jesus, Goiatuba, Panamá e Buriti Alegre, o novo desembargador relembra que há muitos anos atrás o juiz do interior dependia do prefeito até para adquirir caneta, papel, ou uma máquina de escrever. “Hoje nós temos os melhores equipamentos de informática e trabalhamos com o Projudi. Hoje não tem diferença o Judiciário de uma pequena cidade com o da capital. A modernização chegou em todos os níveis de uma só vez”, ressaltou Paganucci.


Durante a solenidade, o presidente do TJGO, desembargador Paulo Teles, entregou diploma e o Colar do Mérito Judiciário ao desembargador recém-empossado e o saudou em nome da Corte, apresentando sua trajetória profissional e pessoal. “Paganucci sempre demonstrou ser um juiz dedicado, voltado às causas da magistratura e nunca deixou de lado sua atualização profissional”, frisou Teles, ressaltando ainda as virtudes do novo desembargador como pai, esposo e cidadão. Teles ainda relembrou a corregedora nacional da Justiça, ministra Eliana Calmon, que afirmou que o Judiciário goiano se destaca nacionalmente por sua modernização e servidores capacitados. “Paganucci é um julgador capacitado para participar desse seleto colegiado, guardião do direito e defensor da Justiça”, finalizou.


O procurador-geral de Justiça de Goiás, Eduardo Abdon Moura, também discursou durante o ato apontando a afinidade entre o Ministério Público e o TJGO e destacou a capacidade de renovação e dinamismo do Judiciário goiano para que a sociedade alcance a Justiça. “Esse Tribunal de Justiça tem feito a diferença frente às desigualdades da sociedade”, pontuou.


Em seguida, o presidente da OAB-Goiás, Henrique Tibúrcio, elogiou o trabalho dos desembargadores e desejou decisões humanas e justas e dinamismo à Corte. Tibúrcio alertou sobre a importância da independência do juiz para que o Judiciário seja sempre uma eterna porta aberta à Justiça. “Ministério Público, Judiciário e Advocacia estão indissociavelmente unidos enquanto perdurar a democracia”, afirmou.


Também participaram da solenidade o governador Marconi Perillo; o presidente e o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadores Ney Teles de Paula e Rogério Arédio; o diretor do Foro da Comarca de Goiânia, juiz Carlos Elias da Silva; o coordenador de obras do TJGO, desembargador Antônio Nery; o presidente da Asmego, juiz Átila Naves do Amaral; o prefeito de Itumbiara, José Gomes da Rocha; desembargadores, juízes, servidores e autoridades do poderes Executivo e Judiciário.