Foi divulgada nesta terça-feira (08), a programação do primeiro grupo de juízes, escrivães e equipes multidisciplinares escalado para o workshop da Infância e Juventude, que se reunirá nos próximos dias 21, 22 e 23, na Estância Park Hotel, situada na BR-414, km 2, Sítios de Recreio Americano do Brasil, em Anápolis. A solenidade de abertura do evento ocorrerá no dia 21 (segunda-feira), às 20h. Após a cerimônia, os convidados participarão de um jantar, previsto para as 22h30.
No dia 22 (terça-feira), as atividades terão início às 8h30, com palestra da Coordenadoria da Infância e Juventude, ministrada pelo 1º juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Carlos Magno Rocha da Silva, em conjunto com o juiz titular do Juizado da Infância e Juventude de Anápolis, Carlos José Limongi Sterse. Já a segunda atividade do dia, às 9h, consistirá de palestra Magna, cuja expositora, juíza do 3º juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre (RS), Vera Lúcia Deboni, falará sobre o tema “Aspectos Infracionais e Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e Fechado”.
Às 10h45, após coffee break, será iniciada mesa redonda presidida pelo juiz titular da Infância e Juventude de Luziânia, Roberto Bueno O. Neto. O encontro terá, como debatedores, Vera Lúcia Deboni e o juiz-auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Reinaldo Cintra. Após intervalo para almoço, às 13h45, Carlos Magno e Carlos Limongi apresentarão o Manual das Rotinas da Infância e da Juventude. A programação vespertina será concluída às 16h30, com a apresentação de Boas Práticas. O segundo dia de workshop terminará com jantar de integração, previsto para as 20h30.
O encerramento desta primeira etapa ocorrerá no dia 23 (quarta-feira). A programação será aberta às 8h30, com palestra ministrada pela equipe Acolher, do Rio Grande do Sul. Como expositores, o especialista em psicoterapia da Infância e Juventude, Mauro Marta, e a psicóloga clínica e jurídica, Verônica Petersen. O evento será retomado à tarde, às 14h, quando a plateia será dividida em três grupos. Escrivães visitarão uma escrivania modelo. Equipes multidisciplinares participação de curso sobre adoção e magistrados assistirão a painéis de exposição de entidades parceiras.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) apresentará o tema “Verbas Federais para Menores Institucionalizados”. A Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho (Sect) discutirá “Distribuição das Vagas de Internação”. O Ministério Público, por sua vez, falará sobre a “Prescrição das Medidas Socioeducativas”. A Corregedoria-Geral da Justiça, via Instituto Imades, apresentará relatório sobre as unidades de acolhimento no Estado de Goiás. Já o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), irá expor o painel “Sinase e Medidas Socioeducativas”. A previsão é que o workshop termine às 17h.