Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

"As decisões do CNMP, muitas vezes, geram reflexos no CNJ", afirma presidente da ASMEGO sobre posse de novos conselheiros do órgão

Presidente da ASMEGO, juiz Wilton Müller, cumprimenta Lauro Nogueira pela posse

O presidente da ASMEGO, Wilton Müller Salomão, representou a Magistratura goiana na posse dos novos membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Na solenidade, o promotor de Justiça Lauro Machado Nogueira, que foi procurador-geral de Justiça de Goiás, tomou posse ao lado de mais nove conselheiros. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) também prestigiou a solenidade. Na ocasião, a AMB foi representada pela vice-presidente Administrativa, Maria Isabel Silva, e pelo conselheiro fiscal, José Anselmo de Oliveira. A posse foi realizada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Presidente da ASMEGO ao lado da vice-presidente Administrativa da AMB, Maria Isabel Silva, e do conselheiro fiscal, José Anselmo de Oliveira.

Além de congratular o promotor goiano, o presidente Wilton Müller ressalta a importância institucional do CNMP. "As decisões do CNMP são refratárias e, muitas vezes, geram reflexos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). É uma instituição que caminha ao lado do Poder Judiciário", afirma. O representante da Magistratura também desejou uma gestão de excelência ao jurista goiano.

No discurso, a chefe do Ministério Público destacou a necessidade de restabelecer a confiança na democracia. "Estudos apontam que em todo o mundo e também no Brasil a democracia está sendo desafiada pelo crescimento do número de apoiadores de posições totalitárias. Diminui a confiança nas instituições, apontam pesquisadores. O fortalecimento do Ministério Público, papel deste conselho [CNMP], deve contribuir para aumentar a confiança na democracia e nas instituições de Justiça, como nos incumbiu a Constituição, repudiando quaisquer cogitações de retrocesso", disse a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Os novos conselheiros foram nomeados para o biênio 2017-2019. Criado em 2004, o CNMP é encarregado da fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público e de seus membros em todo o país. Também tomaram posse, ao lado de Lauro Nogueira,  Marcelo Weitzel Rabello de Souza (Ministério Público Militar); Sebastião Vieira Caixeta (Ministério Público do Trabalho); Silvio Roberto de Oliveira Amorim Junior (Ministério Público Federal); Dermeval Farias Gomes Filho (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios); Leonardo Accioly da Silva (Ordem dos Advogados do Brasil); Erick Venâncio Lima do Nascimento (Ordem dos Advogados do Brasil); e Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho (Senado Federal).

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência, com informações da Folha de São Paulo. Foto: Ascom/AMB