Presidente da ASMEGO, juiz Wilton Müller, cumprimenta Lauro Nogueira pela posse
O presidente da ASMEGO, Wilton Müller Salomão, representou a Magistratura goiana na posse dos novos membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Na solenidade, o promotor de Justiça Lauro Machado Nogueira, que foi procurador-geral de Justiça de Goiás, tomou posse ao lado de mais nove conselheiros. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) também prestigiou a solenidade. Na ocasião, a AMB foi representada pela vice-presidente Administrativa, Maria Isabel Silva, e pelo conselheiro fiscal, José Anselmo de Oliveira. A posse foi realizada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.
Presidente da ASMEGO ao lado da vice-presidente Administrativa da AMB, Maria Isabel Silva, e do conselheiro fiscal, José Anselmo de Oliveira.
Além de congratular o promotor goiano, o presidente Wilton Müller ressalta a importância institucional do CNMP. "As decisões do CNMP são refratárias e, muitas vezes, geram reflexos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). É uma instituição que caminha ao lado do Poder Judiciário", afirma. O representante da Magistratura também desejou uma gestão de excelência ao jurista goiano.
No discurso, a chefe do Ministério Público destacou a necessidade de restabelecer a confiança na democracia. "Estudos apontam que em todo o mundo e também no Brasil a democracia está sendo desafiada pelo crescimento do número de apoiadores de posições totalitárias. Diminui a confiança nas instituições, apontam pesquisadores. O fortalecimento do Ministério Público, papel deste conselho [CNMP], deve contribuir para aumentar a confiança na democracia e nas instituições de Justiça, como nos incumbiu a Constituição, repudiando quaisquer cogitações de retrocesso", disse a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.
Os novos conselheiros foram nomeados para o biênio 2017-2019. Criado em 2004, o CNMP é encarregado da fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público e de seus membros em todo o país. Também tomaram posse, ao lado de Lauro Nogueira, Marcelo Weitzel Rabello de Souza (Ministério Público Militar); Sebastião Vieira Caixeta (Ministério Público do Trabalho); Silvio Roberto de Oliveira Amorim Junior (Ministério Público Federal); Dermeval Farias Gomes Filho (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios); Leonardo Accioly da Silva (Ordem dos Advogados do Brasil); Erick Venâncio Lima do Nascimento (Ordem dos Advogados do Brasil); e Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho (Senado Federal).
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência, com informações da Folha de São Paulo. Foto: Ascom/AMB