Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

ASMEGO adere à campanha contra o machismo no trabalho criada por procuradoras de Goiás

menos-rotulo-mais-respeito Marca da campanha. Imagem: Divulgação

A ASMEGO adere à campanha "Menos Rótulos, Mais Respeito" desenvolvida por um grupo de procuradoras do Estado de Goiás, que tem por objetivo combater o machismo dentro de órgãos públicos e empresas. Com o apoio, a associação irá contribuir com a divulgação de peças publicitárias da campanha em seus canais. Acompanhe a campanha aqui.

Para a responsável, na ASMEGO, pela Diretoria Extraordinária da Mulher Magistrada, juíza Patrícia Dias Bretas, iniciativas como essa é fundamental para diminuir o abismo que existe entre o número de mulheres na sociedade e a sua representatividade nos cargos de chefia. "Hoje, nós somos a maioria da população, mas a diferença ainda é grande. No Judiciário, por exemplo, ainda não tivemos a primeira mulher presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Porém, vemos avanços, principalmente com o início da gestão do desembargador Gilberto Marques Filho, que empossou a primeira mulher diretora do Foro de Goiânia e a também primeira juíza auxiliar da Presidência", comentou a juíza ao acrescentar que o tema proposto pela as procuradoras é primordial para o combate ao machismo.

Uma das idealizadoras do projeto, a procuradora Poliana Julião afirma que "por mais qualificada e competente que seja, precisa empenhar esforço extraordinário para demonstrar o acerto de seus posicionamentos". Entre situações vivenciadas pela operadora do Direito, ela revela que quando atuou como promotora de Justiça no Tocantins era alvo de provocações durante sessões de julgamento, sempre com intuito de tentar desconstruir sua competência, por ser mulher, com argumento de que seria ambiente mais adequado aos homens.

Também integram a campanha as procuradoras Barbara Gigonzac,  Carla von Bentzen e Fabiana Bastos. A iniciativa é divulgada pelo Facebook, terá outdoors e anúncios em ônibus. Além da ASMEGO, outras entidades e personalidades já aderiram como a Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg); a Procuradoria-Geral do Estado de Goiás, a OAB-GO, o desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás Luiz Cláudio Veiga Braga, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás, Rodolfo Otávio Mota; a superintendente executiva da Mulher e Igualdade Racial da Secretaria Estadual da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, Gláucia Teodoro; e a secretária de Políticas para as Mulheres de Goiânia, Célia Valadão.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência, com informações do G1 Goiás e da Apeg