Para entidades, extinção de zonas trará prejuízos incalculáveis para a população do Estado
Os jornais O Popular e Diário da Manhã trazem hoje manifesto assinado conjuntamente pelos presidentes da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres Neto, e da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), Enil Henrique de S. Filho, em que os líderes das entidades manifestam-se contra a extinção de 26 zonas eleitorais no Estado. Segundo afirmam no manifesto, a extinção de zonas históricas em Goiás trará prejuízos incalculáveis para a população.
O rezoneamento eleitoral previsto na Resolução nº 23.422/14, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prevê a extinção e o rezoneamento de zonas eleitorais em cidades de Goiás e de mais 17 Estados que contenham menos de 10 mil eleitores. A determinação atinge 148 zonas eleitorais em todo o país, sendo 26 somente em Goiás.
Leia a íntegra do manifesto:
"Manifesto ao TSE e TRE sobre zonas eleitorais"
A Associação Goiana do Ministério Público, a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás vêm MANIFESTAR a Vossas Excelências representantes do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral a posição firme no sentido de que sejam mantidas todas as Zonas Eleitorais que hoje são objeto de discussão em nosso Estado. De igual modo, MANIFESTAM-SE favoráveis à criação de novas Zonas Eleitorais para atenderem de forma transparente e plena os fundamentos do Estado Democrático de Direito.
É importante ressaltar que o fechamento de históricas Zonas Eleitorais trará prejuízos incalculáveis às populações interioranas. Além disso, é de conhecimento geral que nos menores municípios a corrupção eleitoral e o abuso do poder econômico se fazem presentes com mais intensidade. Logo, a extinção das referidas Zonas Eleitorais facilitará o trabalho dos inimigos da democracia.
Ainda cabe salientar que os condutores do processo eleitoral - Juízes de Direito, Promotores de Justiça e Advogados - que fazem parte das referidas Zonas Eleitorais, ameaçadas de serem extintas, não foram ouvidos a respeito das alterações pretendidas.
Assim sendo, a ASMEGO, AGMP e OAB-GO apresentam publicamente a Vossas Excelências o presente MANIFESTO pugnando pela MANUTENÇÃO de todas as Zonas Eleitorais objetos de discussão e também a criação de novas Zonas Eleitorais necessárias à proteção das eleições em todo o Estado de Goiás, enaltecendo, dessa forma, a democracia.
Gilmar Luiz Coelho Benedito Torres Neto Enil Henrique de S. Filho
Presidente da ASMEGO Presidente da AGMP Presidente da OAB-GO
Leia mais sobre o assunto:
OAB busca apoio da ASMEGO contra extinção de zonas eleitorais
ASMEGO reúne juízes para discutir rezoneamento eleitoral
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO