Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

ASMEGO ajuda 500 famílias com distribuição de alimentos arrecadados em concerto

Quinhentas famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica serão beneficiadas com a distribuição de seis toneladas de alimentos arrecadados pela Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) e Centro Cultural Oscar Niemeyer por ocasião do concerto realizado no dia 6 de outubro, em que se apresentaram a Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás e o maestro e pianista João Carlos Martins. A entrega dos alimentos a entidades e projetos beneficiados pela iniciativa, um deles desenvolvimento no âmbito do Poder Judiciário, ocorreu na manhã desta terça-feira (15), na sede da ASMEGO.


Trata-se do projeto Justiça Humanizada, implantado há cerca de um ano no Juizado da Infância e Juventude de Aparecida de Goiânia. A juíza titular do juizado, Stefane Fiúza Cançado Machado, responsável pelo projeto, conta que neste período 223 famílias de Aparecida já foram cadastradas para receber cestas básicas e outros tipos de auxílios da equipe do juizado. Estas famílias chegam até a unidade judiciária em decorrência, geralmente, de demandas judiciais envolvendo seus filhos, como atos infracionais e dependência química.


“Há famílias que necessitam de todo tipo de ajuda. Outro dia recebemos a ligação de uma mãe que contou que há dois dias não comiam em casa. Conseguimos atender a família, encaminhamos os filhos mais velhos para o mercado de trabalho e regularizamos assistências que vêm do governo, como o bolsa família, por exemplo”, relata a magistrada. A juíza contou um pouco mais sobre o projeto. Ouça entrevista aqui.


O presidente Gilmar Luiz Coelho enalteceu o trabalho desenvolvido pelas Diretorias Social e Cultural da ASMEGO, comandadas pela juíza Elaine Christina Alencastro Veiga Araújo e desembargador Itaney Francisco Campos, respectivamente. “Aqui está um braço social importante da magistratura. É gratificante para nós poder destinar estes alimentos a instituições e a projetos que necessitam deles para sua sobrevivência”, afirmou. E ressaltou que iniciativas desta natureza continuarão a ser desenvolvidas.


“Considero esse trabalho desenvolvido na Diretoria Social da ASMEGO uma missão. E me sinto feliz e honrada pelo fato de a magistratura goiana se empenhar nestes projetos”, disse a juíza Elaine Christina, lembrando que este é o segundo ano consecutivo que a ASMEGO firma parceria com o Centro Cultural Oscar Niemeyer com o objetivo de arrecadar alimentos para doação.


Jane Aguiar, coordenadora do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora de Nazaré, afirma que a doação feita pela ASMEGO será destinada ao preparo da alimentação de 102 crianças, com idades entre 1 e 6 anos, atendidas pela unidade. Localizada no Setor Sol Nascente, em Goiânia, a entidade atua há 20 anos com este tipo de assistência, contando, para tanto, com a colaboração de voluntários e doadores.


Outros dois projetos também foram beneficiados: a creche mantida pela Assembleia de Deus Ministério Bethel, localizada no Parque Real, em Aparecida de Goiânia; e o Grupo Fraterno Irmã Brasilina, também de Aparecida de Goiânia. Este último foi fundado pela viúva do desembargador Matias Washington de Oliveira Negri, Grécia Caldas Martins Oliveira Negri.