No último sábado, dia 27, a Asmego saudou o início da primavera, realizando um evento de responsabilidade ambiental, no clube da Associação na Vila Maria Dilce, denominado "Primavera Ecológica: Semeando o Futuro". Com o objetivo de engajar a magistratura goiana na preservação do meio ambiente, bem como o de propagar a importância de se respeitar o cerrado como área de preservação ambiental, a ação foi promovida pela Diretoria Social da entidade e distribuiu para o plantio às margens do Córrego Caverinha, que passa próximo ao clube, 150 mudas de árvores nativas do cerrado. As mudas de ipês, jambo, quaresmeira e angico foram escolhidas propositadamente, devido à preocupação com a crescente destruição desse importante e rico bioma.
O evento contou com uma rápida palestra feita pelo Chefe da Procuradoria Federal Especial do Ibama, Petrônio Martins de Arruda Júnior, além de declamações de poesia relacionadas ao tema, feitas pelo Des. Geraldo Deusimar Alencar, que declamou "Ode Ecológica", de sua autoria; e pela poeta e escritora Maria Luisa Ribeiro Neves, que emocionou os presentes com "Pássaro Cativo", de Olavo Bilac. Os participantes, além de desfrutar de variados espetinhos e acompanhamentos durante toda a manhã, ganharam camisetas alusivas ao evento.
Segundo a Diretora Social da Asmego, Sandra Regina Teixeira Campos, é fundamental envolver a magistratura com ações de temáticas ambientais, pois a classe representa um exemplo para a sociedade: "estamos na mira da sociedade, tudo que fazemos, de uma forma ou de outra, é visto, analisado e criticado. Creio que esse evento representa um começo", diz Sandra Regina. "Outros segmentos da sociedade perceberão que a magistratura está desperta para a preservação do meio ambiente", completa a diretora social, que acredita que a ação da entidade pode influenciar muitas outras pessoas.
O Presidente da Asmego, Átila Naves Amaral, achou o resultado do evento muito positivo, não só pela presença de aproximadamente 100 associados e familiares, mas também pelo enfoque ambiental da ação: "É o segundo evento do ano que realizamos com essa temática, sendo o primeiro o congresso realizado em parceria com a Associação Goiana do Ministério Público, em Caldas Novas. A Asmego tomou essa iniciativa de plantar as mudas para que sirva de exemplo para a sociedade e para as próximas gerações. Espero que possamos repetir essa promoção no ano que vem."
Sobre a agenda de ações que envolvem os associados, o presidente disse ainda que a Asmego pretende realizar neste ano dois grandes eventos: o projeto nacional de estímulo à adoção, realizado pela AMB, em outubro, e, no mês de novembro, o projeto relacionado à saúde dos associados, quando será realizada uma caminhada no Parque Flamboyant, com estímulo à prática de esportes, aferição de pressão e glicose. "Penso que cada vez mais as nossas promoções virão coroadas de êxitos, principalmente se houver o maior envolvimento de nossos associados", completa Átila Amaral.