Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

ASMEGO completa 46 anos e intensifica luta por democratização no Judiciário

Entidade reforça compromisso com a valorização da magistratura


Vocação, preparo e independência. É com base nesses conceitos que a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) completa, neste 15 de julho, seu aniversário de 46 anos de fundação. Na trajetória da entidade, uma história de décadas de esforço contínuo por autonomia, capacitação e democratização da magistratura no âmbito do Poder Judiciário de Goiás.


Entre as principais ações encampadas pela ASMEGO nesses 46 anos se incluem a campanha Vamos falar de democracia no fórum, que integra as atividades do Fórum Permanente de Democratização do Poder Judiciário. De autoria da ASMEGO, a iniciativa visa a estabelecer um debate permanente em torno das propostas de melhoria da estrutura do Poder Judiciário.


O esforço conjunto conta com participação de juízes de todo o Estado. A integração entre os magistrados em prol dessa e outras lutas da ASMEGO se dá por meio dos encontros regionais realizados pela associação. Neste ano, a entidade já promoveu o evento nas comarcas de Luziânia e Ceres. A próxima atividade no interior está marcada para o dia 22 de agosto, em Rio Verde.


Fortalecimento da categoria




Juiz Gilmar Coelho: “A ASMEGO é um braço político da magistratura.” Juiz Gilmar Coelho: “A ASMEGO é um braço político da magistratura.”

Presidente da ASMEGO na gestão atual, o juiz Gilmar Luiz Coelho comenta ações efetuadas pela associação para o fortalecimento da magistratura de Goiás. “Em razão dessa luta da magistratura, hoje nós alcançamos conquistas importantes para a classe, das quais podemos citar a criação do projeto de indenizações e gratificações. Essa proposta contempla o primeiro e o segundo grau.”


Para o magistrado, “a ASMEGO é um braço político da magistratura na luta perseverante pela criação de estrutura mínima de trabalho no Judiciário. E nesse sentido, a associação continuará lutando pela ampliação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), cobrando aumento no número de desembargadores, dos atuais 36, para 50 desembargadores”, esclarece.


Gilmar Coelho ressalta o compromisso da ASMEGO para com a melhoria e aparelhamento do primeiro grau de jurisdição. “Estamos batalhando pela criação de mais dez varas cíveis ou unidades judiciárias nas comarcas onde há grande movimento forense”, completa o presidente da ASMEGO. “A associação tem sido incansável na defesa da magistratura e da independência dos magistrados”, sublinha.


Capacitação




Desembargador Homero Sabino liderou a criação da ASMEGO, em 1968. Desembargador Homero Sabino liderou a criação da ASMEGO, em 1968.

Fundador da ASMEGO, o desembargador aposentado do TJGO Homero Sabino de Freitas resume o trabalho que tem sido efetuado pela associação nesses 46 anos de atuação na Justiça estadual. “Houve, nesses últimos tempos, uma modernização também na ASMEGO. A instituição virou uma verdadeira entidade pública.”


O magistrado pontua as principais lutas mantidas pela ASMEGO em defesa da magistratura de Goiás. “Podemos nos orgulhar por ter uma das associações de classe mais organizadas do País. A ASMEGO, nessa gestão atual da qual participo como 1º vice-presidente, desenvolve ações de suma importância, que visam a aumentar a segurança dos magistrados”, diz.


O dirigente da entidade lembra que a informatização e a melhoria na estrutura de trabalho dos juízes estão também no rol das ações efetuadas pela ASMEGO para o fortalecimento da categoria. Homero Sabino destaca que a entidade tem se dedicado ainda à capacitação dos juízes de Goiás. “Hoje nós temos magistrados mais vocacionados e bem preparados do que antes.”


Independência





Juiz Murilo Vieira diz que a ASMEGO está atenta à segurança dos magistrados Juiz Murilo Vieira diz que a ASMEGO está atenta à segurança dos magistrados

Na análise do diretor de Segurança dos Magistrados da ASMEGO, juiz Murilo Vieira de Faria, “hoje, as principais lutas da associação são as de defesa da magistratura e melhoria da estrutura do primeiro e do segundo grau”. Para o magistrado, a ASMEGO oferece apoio irrestrito à classe nas ações de defesa das prerrogativas da magistratura.


“A ASMEGO tem feito um trabalho diuturno, no qual os pontos mais relevantes são os da segurança de juízes; a melhoria da estrutura dos fóruns e de pessoal; a informatização e toda a estruturação necessária para que a Justiça siga evoluindo”, conclui o magistrado.


Os 46 anos em frases


“Em primeiro lugar, quero parabenizar os asmeguianos pelos 46 anos de criação da ASMEGO, uma associação pujante em prol da magistratura, e enaltecer de forma especial os sócios-fundadores da instituição. Sobretudo, ao desembargador Homero Sabino de Freitas, seu primeiro presidente.” Juiz Gilmar Luiz Coelho, presidente da ASMEGO.


“A ASMEGO, hoje, desempenha um papel importantíssimo e decisivo para a melhoria na vida dos associados e dos usuários da Justiça.” Desembargador Homero Sabino de Freitas, fundador e atual 1º vice-presidente da ASMEGO.


“A ASMEGO é uma associação que vem construindo dia a dia a sua história. Todos os líderes que passaram pela entidade contribuíram para que essa história se consolidasse, de modo que a população passou a confiar na magistratura como organização criada para melhorar o acesso da sociedade à Justiça.” Juiz Murilo Vieira de Faria, diretor de Segurança dos Magistrados da ASMEGO.


Confira, abaixo, alguns registros históricos relacionados com a fundação e os primeiros anos de funcionamento da ASMEGO e a momentos marcantes desta gestão, como a posse da atual diretoria e atos do Fórum Permanente de Democratização do Poder Judiciário.


Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação


[fotos]