Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

ASMEGO e Centro Cultural Oscar Niemeyer promovem debate sobre intolerância social


Evento será realizado no dia 12 de dezembro. Nessa primeira edição, o Café de Ideias Jurídico recebe o professor da USP Lair Loureiro


O tema Justiça e Intolerância Social é pauta do 1º Café de Ideias Jurídico, iniciativa da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) e Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). O evento será realizado no dia 12 de dezembro, às 19h30, no CCON, em Goiânia. Nessa primeira edição, o Café de Ideias Jurídico trará a Goiânia o doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) professor Lair da Silva Loureiro Filho. Ele falará a uma plateia que deverá ser formada por profissionais das áreas jurídica, social e filosófica, além de estudantes e público em geral. A entrada é franca.


No debate serão colocadas em discussão manifestações de intolerância ocorridas no Brasil recentemente. Entre elas, as que envolvem casos de justiçamento, quando pessoas suspeitas de cometerem crimes foram linchadas por populares. Entrará em pauta ainda, para reflexão, a prática de racismo contra atletas de cor negra que atuam no futebol brasileiro e internacional. No caso mais recente, o goleiro Aranha, do Santos, foi chamado de 'macaco' por torcedores gremistas, fato que gerou grande repercussão na mídia. Lair Loureiro concluirá o Café de Ideias Jurídico com comentários sobre manifestações atuais das Cortes Superiores no Brasil e no exterior, bem como na prospecção das novas formas de intolerância detectadas na sociedade contemporânea.


O palestrante


Lair da Silva Loureiro Filho, de 52 anos, possui título de bacharel em Direito e em Ciências Sociais pela USP. Como professor, atua na Universidade de São Paulo e na Universidade de Guarulhos. O docente é especialista em Direito Constitucional pela Samford University. Professor universitário desde 1987, Lair Loureiro é membro colaborador do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Entre 2003 e 2014, Lair Loureiro trabalhou como coordenador do Curso de Direito da Universidade Paulista (Unip/Norte).


O 1º Café de Ideias Jurídico conta com o apoio da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg) e Universidade Federal de Goiás (UFG).


Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO