O diretor de Cultura da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), desembargador Itaney Francisco Campos, o diretor-adjunto, juiz substituto em segundo grau Wilson Faid, e o presidente do Conselho Deliberativo da entidade, juiz Paulo César Alves das Neves estiveram na manhã de hoje (29/02) com o gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), Nasr Chaul, na sede do complexo de cultura, em Goiânia. Em pauta, a formalização de uma parceria entre a ASMEGO e o CCON na realização de atividades de caráter cultural que envolva os integrantes da magistratura em Goiás. E a depender do resultado deste primeiro encontro, a parceria deve gerar bons resultados em breve. Na reunião, o juiz Paulo César representou o presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Luiz Coelho, que estava em outro compromisso da associação.
O gestor do CCON, Nasr Chaul, comprometeu-se a apresentar aos diretores da entidade, já na próxima semana, uma proposta de ações que poderão ser desenvolvidas em parceria com a ASMEGO aproveitando-se dos espaços do Centro Cultural. Dentre as propostas apresentadas por Chaul, estão apresentações da Orquestra Filarmônica de Goiás com efetiva participação dos magistrados; lançamentos de livros de autores juízes; mostras de cinema cuja temática tenha relação com o universo da magistratura, com sessões que possam ser seguidas de debates; entre outras atividades, como seminários, oficinas, shows musicais e luaus culturais que, segundo o gestor do Centro Cultural, podem ser pensadas já para este semestre. A previsão de Chaul é de que a obra do CCON esteja completamente concluída até o dia 28 de abril.
De acordo com o desembargador Itaney Campos, é preciso mostrar para a sociedade que o juiz não está só dentro dos seus gabinetes envolvido com os processos, mas também vive e produz Cultura. “Essa é uma iniciativa importantíssima da ASMEGO. Sabemos que temos juízes que são muito bons poetas, escritores e músicos”, citou Chaul. “Precisamos romper com um certo preconceito, de que os juízes pertencem a uma classe fechada”, afirmou o desembargador Itaney. Para iniciar as atividades da área cultural, os diretores da ASMEGO solicitaram apoio de Chaul para que a entidade consiga reunir acervo público para uma exposição de artes plásticas na sede da própria associação.
O gestor do CCON presenteou os magistrados e a própria ASMEGO com as obras que integram a Biblioteca Clássica Goiana, publicação que reúne dez dos mais expoentes escritores goianos, entre eles José J. Veiga, Miguel Jorge, Ely Brasiliense, Hugo de Carvalho Ramos, Carmo Bernardes, entre outros. “As obras vão dar início à estante de escritores goianos da ASMEGO”, adiantou o desembargador Itaney. Os representantes da entidade receberam também, das mãos de Chaul, um exemplar que traz parte da obra do artista plástico italiano Cesare Berlingeri.