O desembargador aposentado Homero Sabino de Freitas, fundador da ASMEGO, representará a entidade, nesta sexta-feira (2), em solenidade em homenagem ao imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Arnaldo Niskier. Na ocasião, o decano da ABL será homenageado pela ASMEGO. A cerimônia será realizada no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), às 16 horas.
A solenidade também contará com a presença do presidente do Conselho Deliberativo da ASMEGO e presidente da Comissão Cultural do TJGO, desembargador Itaney Campos.
O decano da ABL é natural do Rio de Janeiro e ocupa a cadeira nº 18 desde 22 de março de 1984. Arnaldo Niskier já foi representante do Brasil no 3º Programa Triangular de Bolsas na Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966, e membro do grupo de trabalho encarregado da implantação da primeira Secretaria da Ciência e Tecnologia da América do Sul, em 1967.
O imortal já recebeu vários prêmios e condecorações como: Legião de Honra do Governo da França, em 1982; Medalha do Mérito Cultural da Magistratura, em 1998; Medalha de Ouro da Academia Nacional de Belas Artes de Portugal, em 2000, e Prêmio Paulo Pontes pela contribuição prestada à cultura, em 1982.
Fonte: João Messias - Estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO (com edição da Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência)