Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

ASMEGO homenageia Paulo Teles em sua despedida da presidência do TJGO


A  Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) concedeu nesta terça-feira (1º), a primeira Comenda Colar do Mérito Associativo ao desembargador e agora ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Paulo Teles. A homenagem foi prestada logo após o início da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal, desembargador Vítor Barboza Lenza.


Paulo Teles recebeu das mãos do presidente da ASMEGO, Átila Naves Amaral, o Colar e o Diploma do Mérito Associativo em retribuição às suas contribuições com o movimento classista e com o fortalecimento da magistratura goiana. O juiz aposentado Orimar de Bastos, escolhido para falar em nome da associação, elogiou a gestão do ex-presidente e sua preocupação em aproximar a Justiça da comunidade. "Efetivou uma revolução na figura do juiz ao levar a Justiça para a praça, mostrou que o juiz não precisa ser intocável e sim justo".


A criação da honraria foi aprovada pelos diretores da associação, em reunião extraordinária realizada no dia 3 de janeiro. Além do Colar do Mérito Associativo, também foi criada a comenda Medalha do Mérito Associativo. Qualquer integrante da Diretoria Executiva ou do Conselho Deliberativo da ASMEGO poderá apresentar proposta de concessão da honraria, que deverá ser votada e aprovada pela maioria dos membros presentes. A concessão da primeira homenagem ao desembargador Paulo Teles foi aprovada por unanimidade de votos.


Ao discursar, Paulo Teles agradeceu a homenagem concedida pela ASMEGO. "Recebo com humildade essa homenagem dos meus colegas que se agiganta ainda mais por ser a primeira comenda concedida pela ASMEGO. Logo depois, o ex-presidente elogiou o trabalho dos magistrados que participaram das várias iniciativas promovidas pelo Tribunal de Justiça, ao longo de sua gestão, como os mutirões carcerários, previdenciários e o projeto Justiça Ativa. "Não tive apenas amigos juízes, caminhei ao lado de verdadeiros irmãos".


Posse


Após a homenagem, o desembargador Vítor Barboza Lenza foi empossado presidente do TJGO, ao lado do desembargador Leobino Valente Chaves, que assumirá a vice-presidência e da desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, que ocupará o cargo de corregedora-geral da Justiça. Ao falar sobre os seus planos e expectativas, Lenza afirmou que pretende colocar em prática novas técnicas de gestão ressaltando que as decisões serão tomadas em conjunto. "Aplicarei formas modernas de gestão aliadas ao rigor com os custos do Judiciário, suprimindo, assim, gastos desnecessários. Essas decisões serão tomadas de forma compartilhada, juntamente com o vice-presidente".


Entre as metas citadas por Lenza para o próximo biênio estão: intensificação e consolidação do Projudi; construção do Fórum Cível de Goiânia, que abrigará 60 Varas; seleção pública para contratação de 91 juízes leigos que atuarão nos Juizados Especiais; elevação do número de desembargadores para 50; conclusão das obras dos fóruns já iniciadas, no interior do Estado e a abertura de novos concursos para contratação de servidores. Vítor Barboza Lenza presidirá o TJGO por 13 meses, até completar 70 anos, idade em que se aposentará compulsoriamente.