Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Entrega de prêmios e coquetel marcam noite cultural nesta sexta-feira, na ASMEGO

O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, e o diretor Cultural da entidade, desembargador Itaney Francisco Campos, convidam associados para a solenidade de entrega da premiação do Concurso Literário Escritor Carmo Bernardes, evento que será realizado nesta sexta-feira (30), às 19h30. Na ocasião, serão divulgados os melhores textos de magistrados associados, da ativa e aposentados, de autoria exclusiva ou resultante de coautoria com um de seus familiares até o terceiro grau, que vão integrar uma coletânea a ser publicada pela instituição. Durante o evento, um coquetel será oferecido aos convidados.


Coordenado pelo desembargador Itaney Campos, o concurso selecionou textos que se enquadram no gênero prosa, nas modalidades conto, crônica ou novela, escritos pelos autores participantes. São eles: Matheus Machado de Carvalho, Orimar de Bastos, Abílio Wolney Aires Neto, Eduardo Perez de Oliveira, Wilson Safatle Faiad, Sebastião José de Assis Neto, Waltides Pereira dos Passos, Silvânio Divino Alvarenga e América de Queiroz Lima Florentino.


Ao promover o concurso, a associação reconhece a tradição histórica de cultivo da arte literária pelo operador do Direito, especialmente pelo magistrado. A magistratura colaborou, ao longo da história do Estado, para o florescimento da literatura, privilegiando a sensibilidade e o conhecimento humanístico, indispensáveis à prestação da jurisdição.


Critérios e premiação


Os participantes tiveram de apresentar, no mínimo, de acordo com a modalidade escolhida, cinco crônicas, quatro contos ou duas novelas. As crônicas contêm, no máximo, 2 laudas; o conto, 5; e a novela, 30. Os trabalhos são inéditos.


A comissão julgadora do concurso literário foi composta pelo acadêmico Edival Lourenço, escritor e acadêmico José Fernandes, e a escritora e acadêmica Leda Selma. Eles consideram criatividade, beleza estilística, apresentação, originalidade e adequação aos objetivos do concurso.


Os vencedores do concurso receberão, como premiação, mil cotas da Cooperativa de Crédito dos Magistrados e Servidores da Justiça do Estado de Goiás  Sicoob Juriscred Celg (1º colocado); um tablet (2º colocado); e uma câmera fotográfica (3º colocado). Todos os três receberão, ainda, uma diária na pousada da ASMEGO em Caldas Novas.


Histórico


escritor Carmo Bernardes, natural de Pato de Minas (MG) e goiano por adoção, cultor do conto, da crônica e do romance, contribuiu com a sua obra para a divulgação do Estado de Goiás, destacando-se por sua luta intransigente em favor da fauna e da flora goianas e da preservação da cultura de Goiás.


No ano passado, a ASMEGO realizou o Concurso Literário Félix de Bulhões, que teve como objetivo selecionar textos na modalidade poesia, também de autoria de magistrados goianos. Um sarau realizado na sede da entidade coroou o evento premiando os melhores trabalhos inscritos no concurso.