Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

ASMEGO debate cortes no orçamento do Judiciário com TRT-GO, magistrados e parlamentares

Integrantes da bancada goiana no Congresso garantiram apoio aos projetos para melhoria da estrutura do Poder Judiciário Integrantes da bancada goiana no Congresso garantiram apoio aos projetos para melhoria da estrutura do Poder Judiciário

A defesa da estrutura do Poder Judiciário contra os cortes executados em 2016 no orçamento dos tribunais foi tema de reunião ocorrida nesta segunda-feira (14), na sede do TRT-GO, da qual participou o presidente da ASMEGO, juiz Wilton Müller Salomão. O encontro reuniu também o diretor Financeiro da associação, juiz Clauber Costa Abreu, e membros da Justiça do Trabalho, Justiça Federal, TJGO e MPGO, além de deputados e senadores goianos.


Wilton Müller, que junto com o vice-presidente da AMB, juiz Wilson da Silva Dias, fez gestão recente em Brasília pelos projetos que impactam o Judiciário, frisou que "essa interlocução deve ser permanente no Congresso Nacional." No âmbito da Justiça estadual, os cortes orçamentários atingiram o patamar de 15%.




Presidente Wilton Müller faz interlocuções pela magistratura junto ao senador Ronaldo Caiado e ao deputado Alexandre Baldy Presidente Wilton Müller faz interlocuções pela Justiça de Goiás junto ao senador Ronaldo Caiado e ao deputado Alexandre Baldy

Na reunião, os esforços da ASMEGO para buscar melhorias na prestação jurisdicional foram reconhecidos pelo deputado Jovair Arantes (PTB). Ele lembrou que os Poderes constituídos "precisam de sintonia, proximidade e entendimento". Além do parlamentar, participaram do ato os deputados Delegado Waldir Soares (PR), Pedro Chaves (PMDB) e Alexandre Baldy (PSDB), além dos senadores Wilder Morais (PP) e Ronaldo Caiado (DEM).


Anfitrião do encontro, o presidente do TRT-GO, desembargador Aldon Taglialegna, fez um pedido aos parlamentares goianos. "Solicito aos senhores que permaneçam vigilantes aos cortes orçamentários que atingem o Judiciário. Em função disso, com a falta de investimento, as pautas no TRT se alongaram e justo em um período de turbulência social, como o que vivemos." No TRT de Goiás, os cortes orçamentários chegaram a R$ 12 milhões neste ano.


O presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves, e o procurador-geral de Justiça do MPGO, Lauro Machado Nogueira, também participaram da reunião.


Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Fotos: Luciana Lombardi