Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

ASMEGO lança concurso literário para magistrados

A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) receberá de 15 de maio a 30 de junho desse ano as inscrições ao Concurso Literário Félix de Bulhões, cujo edital, assinado pelo presidente da entidade, juiz Gilmar Luiz Coelho, passa a ser disponibilizado a partir de hoje aqui no site. O concurso, uma iniciativa da Diretoria Cultural da associação, é destinado a reunir e selecionar textos inéditos produzidos por magistrados associados, da ativa e aposentados, de autoria exclusiva ou resultante de coautoria com familiares até o terceiro grau, com o objetivo de promover a publicação de obra literária no gênero poesia.


O nome do concurso é uma homenagem ao poeta goiano Antônio Félix de Bulhões Jardim, que também integrou a Corte de Justiça do Estado de Goiás. Dentre os objetivos do concurso está a valorização da tradição histórica do cultivo da arte pelo operador do Direito, especialmente por parte dos magistrados goianos.


Conforme prevê o edital do concurso literário, as inscrições poderão ser feitas mediante a apresentação de, no mínimo, cinco textos inéditos. O envio do texto poderá ser realizado por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou para a própria sede da ASMEGO, desde que preservada, sempre, a autoria dos mesmos perante a comissão examinadora. Para tanto, o edital ressalta a exigência de que os textos sejam assinados com pseudônimos, encaminhando-se, à parte, a identificação do autor ou autores, em envelope lacrado. A inscrição também pode ser feita mediante envio do material por meio postal, fazendo-se referência ao concurso.


A comissão julgadora do concurso literário da ASMEGO será composta pela professora e acadêmica Moema de Castro e Silva Olival; pelo poeta e acadêmico Aidenor Aires Pereira e pelo professor doutor Nasr Nagib Fayad Chaul, tendo sido designado o escritor Gabriel Nascente como membro suplente da comissão. Cada um dos membros da comissão julgadora atribuirá notas aos seguintes critérios: criatividade, apresentação, originalidade, beleza estilística e adequação aos objetivos do concurso. A coletânea, segundo prevê o edital, não excederá 150 páginas.


Mais detalhes sobre as regras para participação no concurso, consulte o edital aqui.